A edição de 2018 da Revista Terra Mãe foi lançada na manhã desta quarta-feira (19), no Salão de Atos da Governadoria, em Salvador. Com 228 páginas, a publicação traz um resumo das principais ações do Governo do Estado nos últimos quatro anos. A publicação, com tiragem de 5 mil exemplares, tem entre os destaques o investimento na Agricultura Familiar, Policlínicas Regionais de Saúde, o Metrô de Salvador, além de mais de cinco mil quilômetros de estradas construídas ou recuperadas.
O período das ações publicadas na revista coincide com o primeiro mandato do governador Rui Costa, que fez questão de prestigiar o lançamento. “A revista dá um panorama do que foram os quatro anos de governo, e traz desde ações menores, mas muito importantes como as obras de contenção de encostas, outras ações que apóiam a agricultura familiar, e obras grandiosas como o metrô de Salvador, o novo aeroporto de Vitória da Conquista, barragens, o sistema viário de Salvador. É muito emocionante você ver tudo aquilo a que você se dedicou cumprir a sua função social e econômica”, afirmou.
Marcada pela transparência e por conter dados precisos sobre os números da gestão estadual, no último quadriênio, a quarta edição da revista superou o desafio de reunir as diversas e relevantes ações implantadas nos quatro cantos do território baiano, em setores como Saúde, Segurança, Educação, Mobilidade e Infraestrutura. Editada pela Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom), a publicação é resultado da contribuição de jornalistas do órgão e também de todas as assessorias de comunicação das secretarias estaduais.
“Essa revista é um trabalho árduo, caseiro e feito por uma equipe muito competente. Trata-se apenas de um pequeno recorte de tudo que foi feito por esse governo exitoso, que pensa nas pessoas. Por isso a Bahia é, hoje, destaque no cenário nacional, no que diz respeito à gestão e rigor no controle das contas públicas”, celebrou o titular da Secom, André Curvello.
Uma foto da agricultora familiar Edivaneide Andrade estampou a capa da Revista Terra Mãe 2018. Moradora de Ponto Novo, a jovem participou do lançamento da revista, acompanhada da mãe, a também agricultora Luzia Andrade, e é beneficiária no Programa Pró-Semiáriado, uma das ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que desenvolveu ações que somam um montante médio de R$1,2 bilhão. As duas entregaram ao governador uma cesta com alguns dos itens que produzem no município do Norte baiano. “Eu fiquei muito surpresa de me ver na revista. É muito gratificante”, contou Edivaneide.
O evento, que teve presença dos secretários do Estado, ainda contou com a exibição de um vídeo de três minutos com resumo das realizações de Governo e com a apresentação do Coral Comunicanto, formado por servidores que atuam na Secom.
Balanço
Todas as investidas do Governo do Estado integram um plano macro de desenvolvimento pensado para a Bahia, mas algumas iniciativas, pela natureza física ou pela capacidade de mudança imediata na vida dos baianos se destacam, a exemplo do Metrô de Salvador. Com 33 quilômetros de extensão, distribuídos nas já concluídas Linhas 1 e 2, o modal transformou a mobilidade urbana da capital. Diariamente, cerca de 350 mil usuários usam o sistema, operado pela CCR Metrô Bahia.
Outro destaque da gestão foi a construção e recuperação de mais de cinco mil quilômetros de estradas que cortam todas as regiões da Bahia, totalizando um investimento da ordem de R$1,7 bilhão, via Secretaria de Infraestrutura de Transporte, Energia e Comunicação (Seinfra). Gestor da pasta, Marcus Cavalcanti destaca que “os desafios continuam e lista a assinatura de contratos para parcerias público-privadas que viabilizam a construção da Estrada do Feijão, de uma ponte de mais mil metros sobre o Rio São Francisco e, ainda, o lançamento da consulta pública para construção da Ponte Salvador-Itaparica”.
Ainda entre os destaques da publicação, obras de contenção de 90 encostas na capital e construção de 80 mil unidades habitacionais. Na Saúde, novos hospitais, como o da Costa do Cacau e o Regional de Seabra e as inovadoras Policlínicas Regionais de Saúde, equipamentos de média complexidade já instalados em oito municípios baianos e em construção em outros 11.
No quesito segurança, ressalta-se o maior número de policiais contratados em quatro anos, na história da Bahia, além de investimento em viaturas, armamentos, tecnologia, bem como na construção de Distritos Integrados de Segurança (Disep) em inúmeros municípios.
Na educação, programas como o Primeiro Emprego, Mais Futuro e Partiu Estágio auxiliam o jovem a ingressar no mercado de trabalho e iniciar uma carreira sólida, com o suporte do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário