terça-feira, 29 de outubro de 2019

Em um mês de funcionamento, Base Norte do SAMU já realizou 179 atendimentos

Localizada no Complexo Poliesportivo Oyama Pinto, a Base Norte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já atendeu 179 chamados até o último domingo, 27, quando completou um mês de atividades.
O primeiro atendimento realizado por esta base foi no mesmo dia de sua inauguração. A unidade móvel levou sete minutos para chegar ao local, contados desde o momento da ligação.
“Uma criança havia se acidentado com o portão, estava lúcida no momento que a equipe chegou e foi direcionada ao Hospital Estadual da Criança”, conta a coordenadora do SAMU, Maiza Macedo.
Ainda de acordo com ela, a descentralização do serviço promove mais agilidade na chegada ao local da ocorrência. “Chegando ao local em tempo oportuno e qualificando o atendimento prestado, podemos prevenir sequelas temporárias e permanentes, reduzindo também as mortes evitáveis”, explica.
A descentralização do SAMU é uma iniciativa do Governo do prefeito Colbert Martins Filho. Até o momento foram implantadas a Base Centro (que funciona no anexo da Prefeitura) e a Base Norte. A Base Sede funciona na avenida João Durval Carneiro, Estação Nova.
A Base Norte oferece mais rapidez e eficiência aos atendimentos de urgências traumática e clínicas, além de questões relacionadas à violência nos arredores onde se encontra localizada, na região dos bairros: Campo Limpo, Parque Ipê, Novo Horizonte, Conjunto Feira VI, George Américo e nos distritos de Maria Quitéria e Matinha.
“É necessário criar estratégias e planejar as ações para que possamos estar mais próximos da população. Então quando trabalhamos com a descentralização estamos melhorando o principal indicador de saúde avaliado pelo SAMU que é o tempo resposta”, ressaltou a coordenadora.
A Base Norte presta serviço diário das 7h às 19h, através da solicitação feita pelo número de telefone 192. O serviço é garantido em toda a cidade, 24 horas, todos os dias da semana, através da base sede. As informações são da Secom/ PMFS.


Nenhum comentário: