segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Centro de Referência realiza 167 testes rápidos, e quatro foram positivos

Quatro dos 167 testes rápidos que detectam o HIV no organismo, realizados no Centro de Referência Municipal DST/HIV/aids, deram positivos para a doença. Os testes foram realizados na quinta-feira, 1º, quando foi comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

 Todos foram admitidos no programa de tratamento. Assim, em Feira, neste ano somam 267 novos casos da doença. Em relação a 2015, o aumento chega a 8%. De acordo com a coordenação do Centro, o número pode aumentar até o final do mês.

 Apenas em novembro a unidade registrou 33 novos casos da doença. “Ao saber que está com a doença, a pessoa adota medidas preventivas e busca o tratamento”, diz a coordenadora. Em Feira de Santana pouco mais de duas mil pessoas estão em tratamento contra a doença.

 Além da medicação, recebem orientação médica, psicológica, fisioterapêutica, nutricional, entre outros procedimentos. Em todo o país, de acordo com o Ministério da Saúde, 112 mil pessoas tem o vírus mas desconhecem suas condições físicas. Vanessa Sampaio disse que em Feira não se tem esta projeção.

Nenhum comentário: