terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Turnê do Neojiba leva música e conhecimento a crianças da Liberdade

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Em turnê pelo bairro da Liberdade, em Salvador, crianças e adolescentes do Núcleo de Prática Orquestral e Coral do Neojiba têm compartilhado com estudantes e moradores do bairro o que aprenderam sobre música instrumental durante as aulas do projeto. Na manhã desta terça-feira (6), as apresentações aconteceram na Escola Nossa Senhora de Nazaré, para alunos da educação infantil e do ensino fundamental I. Os integrantes do projeto explicaram as partes do violino e apresentaram músicas como ‘Xô Xuá’, ‘Trem de Ferro’ e ‘Nós Podemos’, que auxiliam o aprendizado de notas musicais.

 As atividades do Núcleo fazem parte do Programa Pacto Pela Vida (PPV) e têm como objetivo a prevenção da violência e o desenvolvimento social. De acordo com o coordenador do Núcleo Liberdade, André Felipe, além do conhecimento técnico, são ofertados ao público infantil valores importantes para o convívio em sociedade. “Aqui, a gente estimula o trabalho em grupo, o respeito ao próximo e preza pela disciplina de cada um deles. A música tem um papel social que contribui para, além de músicos, essas crianças aprendam a ser cidadãos de bem”, explica o coordenador.

 A visita à Escola Nossa Senhora de Nazaré foi a segunda da turnê Liberdade, iniciada na última quinta (1º) na Escola Vila Vicentina. As apresentações, que marcam o encerramento do ano no núcleo, vão até o dia 17 de dezembro.

 No bairro mais negro de Salvador, rico em cultura musical, o som do violino tem invadido o ambiente escolar e provocado mudanças positivas de conduta aos integrantes do projeto. “Minhas notas sempre foram boas, mas melhoraram. Além disso, estou me concentrando mais nas aulas e me aproximando com mais facilidade dos meus colegas”, conta Mariele Meireles, 10 anos.

 O Núcleo de Prática Orquestral e Coral do Neojiba volta se apresentar na Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré no dia 14, às 14h. A programação ainda vai contemplar a Organização de Auxílio Fraterno (no dia 7/12, às 14h, e 17/12, às 10h), Escola Municipal Adalgiza Pinto (13/12, às 9h e às 14h), Hospital Ana Nery (12/12 e 13/12, às 14h30), Escola Municipal Josafá Carlos Borges (15/12, às 9h e às 14h) e a Praça do Sieiro (16/12, às 18h).

Nenhum comentário: