quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Conselho de Ciência e Tecnologia aprova novo regimento

Secti

Após um hiato de cinco anos, o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concitec) voltou a ter uma reunião ordinária, em Salvador. Liderado pelo titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), Manoel Mendonça, o encontro aconteceu em decorrência da publicação do Decreto 16.531, deste ano, do governador Rui Costa, que também é o presidente da entidade.

 A plenária teve o objetivo de discutir pautas essenciais para a dinamização da implementação da política estadual de CTI. Nesse sentido, foi aprovado o novo regimento do Conselho; realizada uma breve discussão sobre o novo marco legal de CTI 2015; apresentado o projeto de publicização do Parque Tecnológico da Bahia e as ações desenvolvidas pela Secti.

 Entre as inúmeras resoluções definidas destaque também para a instituição de um novo calendário, que garante, ao menos, dois encontros de membros por ano. “Para garantir a manutenção das atividades desse Conselho, reconhecidamente estratégico para o desenvolvimento da Bahia, previmos os meses que ocorrerão as reuniões, que são março e setembro”, enfatizou o Mendonça, vice-presidente do Concitec.

 Ele afirmou ainda que “retomar os encontros do Conselho é um passo importante para planejar as políticas no âmbito das ações para Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), na Bahia, a médio e a longo prazos". Na reunião houve a participação majoritária de membros do conselho, composto 19 titulares e 18 suplentes, além de representantes da Administração Pública, setor empresarial, comunidade científica e de pesquisa, e ainda autoridades convidadas, entre elas, o secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro.

Nenhum comentário: