sábado, 31 de dezembro de 2016

SineBahia disponibilizou mais de 60 mil vagas em 2016

Um dos principais serviços públicos em intermediação para o trabalho, o SineBahia se consolidou mais uma vez ao ofertar 60 mil vagas de empregos em 2016, em todo estado da Bahia. Apenas na capital baiana foram mais de 21 mil oportunidades.

 O número de trabalhadores efetivados no mercado baiano, com o auxílio gratuito do SineBahia, foi superior a 30 mil. Deste total, no topo da lista de funções que mais empregaram, estão ocupações como operador de telemarketing ativo e receptivo (3.708), agricultor (2.686), servente de obras (2.609), agente de segurança (1.702), alimentador de linha de produção (849), vendedor varejista (648) e operador de caixa (588).

 Salvador, Juazeiro, Vitória da Conquista, Itabuna e Jequié foram os municípios que, respectivamente, ocuparam os primeiros lugares no ranking de cidades com mais profissionais colocados em postos de trabalho.

 Para o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, a retração da atividade econômica no país impossibilitou que houvesse uma melhoria nos números dos indicadores de emprego. “Esses números foram possíveis porque buscamos ser criativos com a crise, fazer mais com menos. Buscamos recrudescer todas as nossas ações. Temos certeza que em 2017 faremos muito mais”, afirma Gomes.

 Profissionais autônomos também tiveram vez. Foi ultrapassada a marca de 115 mil serviços a domicílio, feitos por um grupo de 7.778 diaristas, apenas em 2016, nas oito unidades que possuem o Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo (Patra); e realizado um total de 850 cadastros de novos trabalhadores (destes 650 apenas em Salvador). Os demais municípios que possuem o Programa Patra são Itabuna, Jequié, Lauro de Freitas, Senhor do Bonfim, Feira de Santana, Juazeiro e Vitória da Conquista.

 Cálculo trabalhista

 O setor do SineBahia que dispõe de equipe técnica em Direito do Trabalho para esclarecer detalhes a respeito da contribuição para a Previdência Social, rescisão trabalhista e contratos atendeu 8.880 profissionais e solucionou dúvidas.

 O atendimento, que é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Unidade Central do SineBahia, em Salvador, é realizado mediante apresentação dos seguintes documentos: RG, CPF, Carteira de Trabalho, contrato trabalhista, documento com cálculo da rescisão trabalhistas, entre outros que apresentem informações referentes às dúvidas que possui.

 SineBahia Móvel

 Os serviços do SineBahia não se restringem às unidades fixas. De maneira itinerante, a unidade móvel esteve presente em 27 ações em diversos bairros de Salvador durante o ano. A parceria com a TV Bahia (seis edições) e a Record (uma edição) fortaleceram as ações do SineBahia Móvel. Foram contabilizados 2.458 cadastros no Sistema Mais Emprego, 686 trabalhadores encaminhados para seleções e 661 Carteiras de Trabalho emitidas.

 Fonte: Ascom/Setre

Nenhum comentário: