terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Oficina de Percurso estimula jovens carentes a desenvolver projetos de vida


O que você vai ser quando crescer? A pergunta pode ser clichê, mas a importância dessa discussão está sendo evidenciada para os adolescentes e jovens assistidos pelo Programa Estação Juventude em Feira de Santana. Na manhã desta segunda-feira, 05, foi realizada a Oficina de Percurso, que tem como objetivo estimulá-los na construção de um mapa de metas e projetos de vida.

 A atividade foi realizada no Centro Integrado de Capacitação do Adolescente e Família Gilza Melo (Cicaf), sede do Programa Estação Juventude, e ministrada pela professora Olívia Silveira, coordenadora adjunta do Estação Juventude na UFBA (Universidade Federal da Bahia).

 A coordenadora geral do programa no Município, Faraildes Ribeiro dos Santos, observa que a Oficina de Percurso é uma atividade fundamental para os jovens assistidos pela iniciativa. "É um aprendizado com um viés motivacional. Trabalhando com temas que levam o jovem a se aproximar de sua história, analisando passado e presente, mas visando o futuro", ressalta.

 Em Feira de Santana o Programa Estação Juventude compreende jovens dos bairros Alto do Cruzeiro, Baraúnas, Rua Nova, Feira X, Feira IV e Tanque da Nação. O programa é voltado à promoção da cidadania, fortalecendo as políticas direcionadas a juventude de Feira de Santana.

 As ações do programa visam reduzir a vulnerabilidade de jovens negros a situações de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e automonia, ampliando os direitos e desconstruindo a cultura da violência. A equipe de trabalho do Programa Estação Juventude também é composta pelos assistentes: Gabriela Silva Lima, Marly Vieira, e Arimaldo Araújo.

Nenhum comentário: