segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Nos EUA, Bahia é apresentada como sede do Virtual Educa 2018

Turismo e Educação da Bahia ganham destaque em reuniões na OEA

Já começaram os preparativos para a realização do 19º Encontro Internacional Educa 2018, na Bahia, oficializada pelo governador Rui Costa, no último mês de novembro. Nesta segunda-feira (12), os secretários estaduais da Educação, Walter Pinheiro, e de Turismo, José Alves, participaram da reunião preparatória do Conselho Diretor do Virtual Educa, na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington (EUA). O evento discutirá as questões educacionais necessárias, envolvendo a inovação e a tecnologia, para a promoção de uma transformação da sociedade.

 Segundo o secretário Walter Pinheiro, a chegada de um fórum mundial à Bahia é um momento muito importante para fortalecer a mudança que já vem acontecendo na área da educação, por meio do Programa Educar para Transformar, em todo o estado. “Será mais um caminho para transformar a vida dos estudantes baianos. Durante o Educa 2018, apresentaremos e conheceremos novas metodologias de ensino e colocaremos a tecnologia como um ponto chave para vivenciarmos uma nova experiência dentro das escolas”, ressaltou.

 Ainda na reunião desta segunda-feira, Pinheiro falou sobre a oferta do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica, por meio do qual o Estado garante que os estudantes que moram nas áreas remotas da Bahia, tenham acesso à educação e concluam o Ensino Médio. “O que buscamos é uma educação com qualidade e, principalmente, garantir o acesso de todas as crianças à educação, e para os jovens, uma perspectiva de caminho para educação superior e também de inserção no mundo do trabalho”, afirmou Pinheiro.

 Destino Bahia 

 Em sua apresentação, o secretário de Turismo, José Alves, mostrou dados relativos à infraestrutura, rede hoteleira, e os atrativos histórico-culturais que situam a Bahia entre os principais destinos turísticos do país. “Foi muito importante poder apresentar a Bahia neste evento de hoje, que reúne um público tão singular. Trouxemos um pouco do que o nosso estado tem, a nossa alegria, a cultura, as zonas turísticas. Estamos otimistas e com muita expectativa de que atrairemos pessoas do mundo todo durante a realização do Educa 2018”, afirmou.

 Para o presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Ruben Delgado, será um desafio muito grande para a Bahia sediar o evento, que, pela primeira vez, será internacionalizado. “Estaremos com essa responsabilidade de sediar um fórum multilateral. O Brasil e os países participantes vão apresentar as suas tecnologias, como consumidores e também como produtores, numa ação universal que discutirá a inovação dentro da educação em todo o mundo”, destacou.

 O evento 

 Credenciada para sediar o Encontro Virtual Educa no ano de 2018, a Bahia venceu Buenos Aires na disputa pelo evento. Ao término do processo decisório, no mês passado, técnicos da OEA destacaram os diferenciais que deram preferência à Bahia: o empenho para reforçar a educação como elemento transformador da sociedade e as características multiculturais da população. Durante o evento, que pela primeira vez reunirá países fora do eixo América Latina – Península Ibérica, adotando proporção mundial, será elaborada a Carta de Salvador para a Educação no Século 21. Em 2017, o Virtual Educa será realizado em Bogotá, na Colômbia.

Nenhum comentário: