quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Rede Municipal ganhou mais nove unidades de saúde da família em 2016

Este foi um ano positivo para a Atenção Básica, que inaugurou através da Secretaria Municipal de Saúde, 9 Unidades de Saúde da Família (USF) e outras 7 foram ampliadas e reformadas. Além da expansão de unidades, as equipes também cresceram: foram implantadas 14 novas equipes de profissionais de saúde.

 As USF realizam um trabalho importante na comunidade, com profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos e agentes comunitários. Essas unidades ainda contam com o apoio do NASF (Núcleo de Apoio a Familia) para um trabalho ainda mais expansivo.

 O resultado desse serviço pode ser visto no crescente número de atendimentos, de janeiro a novembro deste ano foram realizados 393.020 atendimentos médicos e de enfermagem, 682.100 procedimentos (aferição de pressão arterial, curativo simples, medidas antropométricas, entre outros), 66.439 procedimentos bucais, 47.760 atendimentos odontológicos e 85.287 administração de medicamentos.

 Além dos atendimentos citados, foram realizados também 1.223 testes rápidos de doenças como Hepatite C, HIV, gravidez e sífilis, 3.044 atendimento domiciliar e 9.031 atividades coletivas.

 Para o ano seguinte, a coordenadora da Atenção Básica Valdenice Queiroz, diz que pretende continuar investindo nas capacitações de profissionais, além da previsão de ampliar 7 unidades e 10 equipes. Também foram solicitadas 15 equipes de saúde bucal.

Nenhum comentário: