quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Secretaria da Educação divulga alunos finalistas dos projetos artísticos

Secretaria da Educação divulga estudantes finalistas dos projetos artísticos

A Secretaria da Educação do Estado divulgou, nesta quinta-feira (22), a lista dos finalistas dos projetos artísticos Encontro de Canto Coral Estudantil (Encante), Artes Visuais Estudantis (AVE) e Educação Patrimonial e Artística (EPA). Estes são três dos oito projetos de arte e cultura que revelam o protagonismo juvenil em diferentes linguagens e expressões, desenvolvidos ao longo do ano letivo 2016 nas escolas estaduais. O objetivo é dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil.

 Ao todo, foram selecionadas 227 experiências criativas, envolvendo 720 estudantes que serão apresentados na etapa estadual em Salvador. Os resultados dos demais projetos artísticos - Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL), Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Dança Estudantil (Dance), Festival Estudantil de Teatro (Feste) - foram divulgados no último dia 13. Os estudantes envolvidos em todos os projetos artísticos passaram pelas seletivas escolares e regionais, por Núcleo Regional de Educação (NRE) e, em todas as etapas, foram avaliados por especialistas.

 Na terça-feira (20), foi realizada na sede da secretaria, a avaliação dos três projetos restantes. No Encante foram habilitados 15 coros, de 269 estudantes; no AVE, 94 obras de artes visuais, de 104 estudantes e no EPA, 29 álbuns, de 116 estudantes.

 A regente e coordenadora do coral Neokiba, Yuli Martinez, foi uma das avaliadoras do Encante e fala sobre os critérios adotados. “Levamos em consideração a qualidade de cada grupo com relação a afinação, escolha de repertório e se existe divisão de vozes”. Já o regente Gilmar Mendonça acrescenta que “um aspecto muito interessante a ser observado é a criatividade dos estudantes e o processo de preparação deles”.

 Balanço 2016 

 Para a realização dos projetos artísticos e culturais nos contextos escolares, a Secretaria da Educação desenvolveu uma série de ações em 2016, que vão desde o programa de abertura do ano letivo, estimulando a criação e o desenvolvimento de experiências artísticas, científicas, esportivas e culturais, e também a realização de oficinas criativas e das fases de desenvolvimento dos projetos por meio das seletivas escolares e regionais.

 Para a coordenadora dos projetos Intersetoriais, da secretaria, Nide Nobre, o ano letivo de 2016 foi de muita criatividade e revelações de talentos. “São produções ricas, nas quais os estudantes abordam diversas temáticas, pois não há nada que escapa ao olhar e percepção estudantil. Isso comprova que a vocação dos estudantes está assegurada nas escolas. Tivemos a participação expressiva de nossos estudantes em importantes eventos como a 68ª Reunião Anual da SBPC, em Teixeira de Freitas e Porto Seguro [extremo sul], a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), em Cachoeira [Recôncavo], e da Feira Internacional da Agropecuária, em Salvador”.

Nenhum comentário: