sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Sistema de carga na 2ª feira

Começa a vigorar a partir da próxima segunda-feira (25) o novo sistema de carga e descarga no centro comercial de Feira de Santana. Pelo menos 91 placas indicativas com um total de 120 vagas estão sendo instaladas até domingo (24) nas áreas delimitadas do denominado “quadrilátero”, que se estende entre os trechos da avenida Maria Quitéria até a rua Desembargador Filinto Bastos (antiga Rua de Aurora) e da avenida Presidente Dutra até a rua Carlos Valadares.
O novo sistema funcionará das 19 horas às 7 horas do dia seguinte, em dias úteis, e das 13 horas de sábado às 7 horas de segunda-feira. Uma portaria com a regulamentação, delimitação e ordenamento do serviço foi baixada pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), informando sobre as mudanças de horários para carga e descarga no centro comercial, a partir do dia 25 deste mês.
O secretário Flailton Frankles foi taxativo ao afirmar que “nenhum caminhão com capacidade acima de oito toneladas irá circular na área do ‘quadrilátero’ durante o dia”. Até este limite e comprimento máximo até 9,5 metros, será permitida a carga e descarga nos horários das 7 às 19 horas, em locais definidos e sinalizados pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).
“Toda a área do quadrilátero que disciplina a circulação e operação de carga e descarga já está sendo sinalizada nas formas vertical e horizontal”, informou o secretário. Na vertical, estão sendo instaladas 91 placas de sinalização indicando a permissão para 120 vagas. Na horizontal, a sinalização é visualizada no pavimento (avenida ou rua).
De acordo com o mapa, que define o perímetro da área de controle, o sistema se estende da rua Carlos Valadares até a avenida Maria Quitéria, seguindo até a avenida Presidente Dutra, de onde passa para a avenida Mário Pessoa. Das praças Padre Ovídio e Monsenhor Renato Galvão, segue pela rua Filinto Bastos até a praça Fróes da Motta, fechando o perímetro na rua Carlos Valadares.
O secretário Flailton Frankles informou que só haverá uma exceção sobre a circulação de caminhões com capacidade acima de oito toneladas na avenida Presidente Dutra, durante o dia, por se tratar de uma via que interliga duas rodovias federais de tráfego intenso dia e noite.
Quanto à estrada Feira-Serrinha/Serrinha-Feira não será permitido o acesso pela avenida José Falcão da Silva durante o dia. Os motoristas que estiverem apenas de passagem pela cidade terão que usar o Anel de Contorno para seguir viagem.
Flailton Frankles informou que todo o efetivo de agentes de trânsito, funcionários, coordenadores e supervisores da SMTT e SMT estará de prontidão por todo o perímetro delimitado para o cumprimento do novo sistema de carga e descarga no centro comercial. “Estaremos posicionados em toda extensão que envolve as mudanças para coordenar e orientar os motoristas”.
O secretário diz mais que carros particulares não devem ser estacionados nas vagas destinadas para o serviço de carga e descarga, pois serão alvo de multas. Além da colocação de placas indicativas, os locais estão sendo delimitados com faixas pintadas em amarelo. “Quem parar seu carro nestes locais, com certeza, serão multados”, alertou Frankles
Fora do “quadrilátero”, será permitida a operação de carga e descarga para qualquer tipo de veículo utilitário, sem restrição de horários, desde que estacione de acordo com a regulamentação de trânsito. O secretário voltou a lembrar que caminhões de cervejarias e refrigerantes, por exemplo, são flagrados periodicamente parados em fila dupla nas vias.

Nenhum comentário: