A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e o Procon poderão firmar acordo de cooperação técnica para fiscalização junto a fabricantes e a empresas que comercializam alimentos industrializados. A proposta é de que seja implantado um laboratório de análises sob a responsabilidade do Procon e montada uma equipe formada por professores e alunos da Uefs, da área de Tecnologia, em especial do curso de Engenharia de Alimentos.
O assunto foi tratado na ultima terça-feira (2) em reunião entre o reitor José Carlos Barreto, o diretor do Procon, Magno Felzemburg, a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Feira, Elycarla Oliveira de Souza, e o professor do curso de Engenharia de Alimentos, Pablo Piras.
Para Magno Felzemburg, é imprescindível a participação da Universidade nas ações do Procon que envolvem a saúde pública. Segundo ele, o Procon tem realizado visitas a empresas, mas não dispõe de especialistas da área de alimentos, nem de equipamentos para análises.
Fechada a parceria, conforme Felzemburg, os trabalhos não estarão restritos à fiscalização da qualidade e das condições de fabricação e comercialização de alimentos industrializados, sendo possível também verificar a veracidades das informações contidas nas embalagens.
O professor Pablo Piras elogiou a iniciativa do Procon e da Vigilância Sanitária de Feira de Santana em solicitar o envolvimento da Uefs nos trabalhos, salientando que este é um dos objetivos do curso de Engenharia de Alimentos. “Procuramos informar aos alunos sobre a importância da saúde pública, através da obediência aos requisitos de fabricação e comercialização de alimentos”.
Após a reunião, houve visita às instalações do curso de Engenharia de Alimentos. Os representantes da Uefs, Procon e Vigilância Sanitária do Município, a partir de agora, realizam reuniões para viabilização e implantação da parceria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário