quarta-feira, 9 de março de 2016

Programa aborda ações para promover Saúde na Escola

Enfermeiras e equipes multidisciplinares de profissionais dos Núcleos de Atenção à Saúde da Família (Nasf) de I a IX discutem as “Estratégias e experiências para abordar ações pactuadas” com a comunidade escolar. A iniciativa faz parte do programa Saúde na Escola, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, e reuniu profissionais da saúde, no auditório da secretaria, na manhã desta quarta-feira, 09, durante o II Seminário do Programa Saúde na Escola de Feira de Santana.

 Após a enfermeira Leilane Lacerda abordar sobre o Programa Saúde na Escola, a enfermeira mestre Kariane Barbosa discutiu sobre “Estratégia para abordar Direito Sexual e Reprodutivo”. Dentro do tema, a palestrante destacou a abordagem em saúde sexual e reprodutiva na adolescência e também a assistência ao adolescente com ênfase em saúde sexual e reprodutiva. 

Kariane abordou sobre a necessidade de prevenção através da informação, a preocupação em sensibilizar e informar sobre prevenção DST/HIV e os métodos contraceptivos. Ainda discutiu sobre a necessidade de associar a prevenção à vida e ao prazer, não à morte e à dor. “Não devemos doutrinar e sim fazer interlocução”, afirmou, enfatizando sobre a importância do diálogo constante com os adolescentes.

 Outra preocupação dos profissionais de saúde é referente a inclusão dos adolescentes do sexo masculino nas discussões sobre sexualidade e saúde reprodutiva.

Nenhum comentário: