sábado, 3 de dezembro de 2016

Bombeiros e devotos se preparam para a Festa de Santa Bárbara

Pedro Ramon, major do Corpo de Bombeiros

Às vésperas da Festa de Santa Bárbara, patrimônio imaterial da Bahia, o Corpo de Bombeiros Militar realiza os últimos ajustes para a tradicional homenagem à padroeira, no 1º Grupamento, localizado na Barroquinha. Nova iluminação e altar na área externa, flores vermelhas e imagens da santa no interior da capela da corporação caracterizam a fé e a ansiedade pela chegada do próximo domingo (4), dia de homenagens à entidade católica, que no sincretismo religioso é associada a Iansã, no candomblé.

 “Essa data é muito importante para o Corpo de Bombeiros. É o dia de homenagear a nossa padroeira. Sempre estamos realizando atividades de risco para salvar vidas e é a Santa Bárbara que a gente se apega”, afirma o major Ramon Diego.

 Resultado de parceria com os Bombeiros, alunos do curso de gastronomia do Senac são responsáveis pelas refeições que serão oferecidos aos devotos em pontos como o Quartel da Barroquinha e no Mercado de Santa Bárbara, na Baixa dos Sapateiros, após a procissão. Oitocentos quilos de quiabo foram utilizados para o tradicional caruru que será servido na ocasião. “A gente está seguindo toda a tradição, desde o corte dos quiabos. Nós sabemos da importância de Santa Bárbara para o povo baiano e estamos preparando tudo com muito carinho”, afirma o chefe de cozinha, Elmo Alves.

 O Dia de Santa Bárbara abre o calendário de Festas Populares da Bahia, mobilizando fiéis ao Centro Histórico de Salvador para fazer homenagens e agradecimentos à santa. O vermelho e branco, cores símbolo da devoção, já começam a tomar conta das ruas e devotos, como a comerciante Rita Celeste de Jesus, aproveitam para iniciar os rituais de gratidão. “Já montei o altar para colocar [a imagem da] a santa. Rezo diante da estátua, agradecendo por tudo o que Santa Bárbara já fez por mim. Tive problemas com uma filha pequena, quando eu tinha apenas 18 anos e ela me ajudou a superar. Hoje tenho seis filhos e todos com saúde”, afirma a comerciante.

 No Mercado de Santa Bárbara, a preparação une católicos e candomblecistas na arrumação da Capela que leva o nome da santa. O incenso purifica o lugar, onde no dia 4 de dezembro são proferidas homenagens à Santa Bárbara e Iansã. “Apesar de toda a dificuldade, estamos mantendo a tradição. Os devotos se reúnem e fazem o melhor que podem para preparar o lugar das homenagens”, afirma a fundadora do espaço, Maria Isabel Batista.

 No domingo (4), as festividades em homenagem à padroeira dos Bombeiros Militares serão abertas às 5h com queima de fogos, seguida de Missa Campal na Igreja da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e procissão que levará a imagem da santa ao Quartel da Barroquinha, onde uma nova missa será realizada às 10h. As comemorações seguem com o caruru servido pelo Corpo de Bombeiros aos devotos.

 A festa também conta com shows espalhados pelos quatro cantos do Pelourinho, movimentando todo o Centro Histórico. Entre as atrações já confirmadas estão o grupo ‘Vou com Fé: Samba de Oyá’ e os Ensaios dos Blocos Samba Fogueirão, e Jaké, na Praça Quincas Berro D’Água. Também marcam presença Samba do Pretinho, Grupo Movimento e Samba de Verdade, na Praça Pedro Archanjo.

Nenhum comentário: