quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Evento destacará características da Baía de Todos-os-Santos

Evento destacará características e tradições da Baía de Todos-os-Santos

O potencial turístico e cultural da maior baía do Brasil estará em evidência durante o evento ‘Bahia mostra Baía de Todos-os-Santos’, que acontecerá em janeiro do próximo ano (dias 6 e 7), no bairro da Ribeira, em Salvador. Regatas, exposições, feiras de artesanato e de culinária típica, exibição de esportes náuticos e palestras integram a programação do evento, apoiado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur). Salvador e os demais 17 municípios da zona turística Baía terão participação garantida para mostrar ao público um pouco da cultura e tradição de cada cidade, por meio de apresentações musicais e de manifestações culturais.

 Antes do evento, os organizadores da mostra terão uma tarefa a mais. As embarcações que acompanham a procissão marítima da festa do Bom Jesus dos Navegantes, no primeiro dia de 2017, participarão de um concurso. Segundo o produtor cultural Moyses Cafezeiro, escunas, saveiros, lanchas e outras embarcações serão avaliadas de acordo com requisitos como animação, decoração e criatividade. “A premiação tem o intuito de estimular a participação de novos barcos na procissão, resgatando a tradição da festa, e a mostra, a função de apresentar a baianos e turistas tudo o que a baía tem de bom e porque ela mereceu entrar para o clube das mais belas baías do mundo”, disse ele, durante encontro com o secretário José Alves.

 O evento, segundo Alves, é bem-vindo, pois vai promover uma importante zona turística baiana. “A iniciativa valoriza a nossa baía, que tem potencial para o turismo cultural e náutico, com atividades que podem gerar emprego e renda para a população local”. A Baía de Todos-os-Santos e municípios do entorno serão beneficiadas pelo Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), com financiamento pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 O investimento da ordem de US$ 84,7 milhões será aplicado em infraestrutura náutica, com recuperação de píeres e atracadouros, além da construção de bases e pontos de apoio náutico. Estão previstas ainda ações para qualificação profissional e empresarial, preservação do meio ambiente e melhoria da gestão municipal, dentre outras.

Nenhum comentário: