sábado, 3 de dezembro de 2016

Caruru com mais de 40 anos de tradição


Há mais de 40 anos o Centro de Abastecimento reverencia Santa Bárbara, para os católicos, e Iansã, para o povo de santo. E todos a festejam juntos, ao som dos atabaques e muita água de cheiro e regidos pelo ijexá. E neste sábado mais uma vez os fieis invadiram o entreposto comercial para confirmar a sua mais animada das tradições.

 E como nestas quatro décadas, quem foi ao Centro de Abastecimento, além de participar dos eventos religiosos, comeu o também tradicional caruru, que foi servido para três mil pessoas. Neste ano, as comemorações foram antecipadas em um dia – seria neste domingo, mas os organizadores acharam por bem realiza-la no sábado.

 A missa solene foi celebrada pelo arcebispo dom Zanonni, que destacou a importância da santa, bem como as festas que acontecem em sua homenagem.

 “Festejar Santa Bárbara é uma obrigação de todos nós, povo do axé”, afirmou Joseildon Nascimento, que participa do evento há mais de 20 anos. “O caruru tem todo um significado religioso e importante para todos nós”. O cortejo percorreu ruas do entreposto, com algumas imagens de santos.

 O caruru foi servido ao povo a partir do meio-dia, e como vem acontecendo nos últimos anos, no Restaurante Popular. “Mais uma vez estamos participando de nossa festa mais tradicional. Isso é bom, porque a mantemos viva”, disse o agricultor Deolino Lima.

Nenhum comentário: