segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Chapada Diamantina vai ganhar 160 viveiros para criação de peixes

Foto: Heckel Júnior/Bahia Pesca

A Chapada Diamantina, já apreciada pelas belezas naturais, passará a ser conhecida também pela produção de peixes. O Governo da Bahia vai construir 160 viveiros escavados para criação de peixes em dez cidades da região, beneficiando cerca de 320 famílias. A ação é uma iniciativa da Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) e o Consórcio Chapada Forte, que reúne prefeituras da Chapada Diamantina.

 “Cada viveiro produzirá, por ano, cerca de 300 quilos de peixes, que servirão como alimentos para as comunidades e também como uma fonte de renda para as famílias produtoras”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior. “Desta forma, apenas com estes viveiros a Chapada Diamantina terá uma produção de 48 toneladas de peixe por ano”, complementa. Os viveiros serão instalados nas cidades de Andaraí, Barra da Estiva, Iramaia, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Marcionílio Souza, Nova Redenção, Mucugê e Palmeiras.

 O secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, destaca que “a criação de peixes será mais uma alternativa de fonte de renda para os produtores da região da Chapada Diamantina, que já demonstra seu potencial para a produção de uvas e vinhos de alta qualidade, e para diversificação de culturas, com cultivo de maçãs, morangos, tomate cereja, tangerina e goiaba, dentre outras”.

 Etapas 

 A construção dos viveiros será feita em duas etapas. A primeira etapa começa em janeiro e deve durar seis meses. Neste período serão construídos 70 viveiros escavados e realizada a capacitação técnica das famílias produtoras. A Bahia Pesca realizará a capacitação e a assistência técnica dos projetos produtivos, além da doação de equipamentos e 150 mil alevinos (filhotes de peixes).

 A Bahia Pesca, CAR/SDR e Consórcio Chapada Forte assinaram o convênio de cooperação técnica durante a Feira Internacional da Agropecuária da Bahia (Fenagro), realizada em Salvador. O documento foi assinado pelo presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior, pelo vice-governador João Leão, pelo secretário de Agricultura (Seagri), Vitor Bonfim, pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e pelo presidente do Consórcio Chapada Forte, Wilson Paes Cardoso.

Nenhum comentário: