terça-feira, 17 de julho de 2018

Armazém da agricultura familiar é destaque na SuperBahia


A diversidade produtiva do rural baiano é destaque no Armazém da Agricultura Familiar, instalado na SuperBahia, maior feira do setor supermercadista do Norte-Nordeste do Brasil. O evento começou nesta terça (17), na Arena Fonte Nova, em Salvador, e segue até quinta-feira (18), com a participação de 19 empreendimentos da agricultura familiar do estado, que expõem e comercializam mais de 60 produtos.

 A Superbahia é voltada, exclusivamente, para fornecedores, distribuidores, atacadistas e empresários do setor supermercadista. É onde a indústria de alimentos da Bahia se reúne para mostrar a diversidade e a qualidade da produção, além de fazer negócios, captar novos clientes e fortalecer a marca. O evento é promovido pela Associação Bahiana de Supermercados (Abase), junto com o Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto Serviço do Estado da Bahia (SindSuper).

 Durante os três dias da feira, a agricultura familiar apresenta um mix de produtos que inclui farinha de mandioca, massa de tapioca, banana chips, cafés especiais, frutas desidratadas, barra de cereal, iogurte, queijo de cabra, néctar de frutas, chocolates, mel, cachaça, doces , geleias, flocão e mingau de milho, feijão, polpas de frutas, entre outros.

 “Acho fundamental ter a agricultura familiar inserida na SuperBahia. A atividade supermercadista tem tudo a ver com agricultura familiar porque o ponto de venda do supermercado é a ponta final entre o produtor e consumidor. Estamos construindo um caminho cada vez mais forte e mais consolidado para o desenvolvimento”, afirmou o presidente da Abase, Joel Feldman.

 O diretor executivo da Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), Ailton Pereira, apresenta ao público farinha de mandioca, massa de tapioca, bolo e banana chips. “Para nós, a SuperBahia é uma oportunidade de estar em contato com as grandes redes de supermercados e fazer novos negócios. Hoje, nós já fornecemos produtos para Walmart no Nordeste, e a nossa expectativa é que o balanço seja positivo como foi a nossa participação nas outras edições”, destacou.

 As grandes redes que atuam na Bahia, como Atacadão, Walmart e Pão de Açúcar, já são clientes das cooperativas da agricultura familiar. O Walmart, por exemplo, possui o Clube dos Produtores, que reúne cerca de 6,5 mil pequenos produtores rurais em todo o Brasil, que vendem diretamente para a empresa, abastecendo 15% do setor de seu hortifruti.

 Outro destaque desta edição da Superbahia é o lançamento do 'Selo Verde'. A Abase pretende estimular que cada supermercado baiano reserve um espaço para produtos da agricultura familiar, concedendo então o selo àqueles que promoverem a venda dos produtos que vêm do meio rural baiano.

Nenhum comentário: