terça-feira, 24 de julho de 2018

Projeto recolhe e distribui leite materno para bebês em maternidades

Sub-tenente Joice Gonçalves, coordenadora do projeto Bombeiro Amigo do Peito; e Juliana Brandão, advogada

Atualmente com 60 mulheres voluntárias, o projeto ‘Bombeiros Amigos do Peito’ recolhe doações de potes cheios de leite materno e distribui para as maternidades Iperba - Instituto de Perinatalogia da Bahia - e Climério de Oliveira, ambas em Salvador. Com dez coletas diárias, o leite é direcionado a crianças prematuras ou com algum problema de saúde que, por algum motivo, não podem ser amamentados pelas próprias mães.

 A coordenadora do projeto, subtenente do 12º Grupamento de Bombeiros Militares, Joice Gonçalves, explicou que, semanalmente, são distribuídos kits de coletas para as mães doadoras. “Depois de sete dias, retornamos à casa das mulheres voluntárias para entregar mais material de armazenamento e pegar os vasilhames de leite”.

 Uma das doadoras é a advogada Juliana Brandão, mãe do pequeno Antônio, de apenas dois meses. “Eu tinha muito leite e precisava extraí-lo, mas, infelizmente, acabava jogando fora. Sempre tive muita vontade de doar, pois, além de nutrir, o leite protege contra doenças. Por isso entrei em contato com o banco de leite e agora me sinto privilegiada por fazer parte desse projeto e partilhar amor e vida”, conta a advogada.

Um pote de leite materno doado pode suprir a necessidade de até dez recém-nascidos internados, por dia. Dependendo do peso do bebê, cerca de 1 ml já é o suficiente para nutri-lo. Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança.

 Como ser doadora

 Mulheres que quiserem se tornar voluntárias devem ligar para os bancos de leite das maternidades Climério de Oliveira (71-32839264) e Iperba (71-31165118). O projeto conta, ainda, com as doações de potes de vidro com tampa plástica, que podem ser levados a qualquer unidade do Corpo de Bombeiros, na capital baiana.

Nenhum comentário: