quinta-feira, 5 de julho de 2018

Batalhão de Policiamento Especializado em Eventos ganha nova sede

Inauguração do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), entrega de caminhões e viaturas

Os policiais militares responsáveis pela segurança dos grandes eventos que são realizados em todo o território do estado ganharam uma nova sede na tarde desta quinta-feira (5). Instalado ao lado do Estádio Metropolitano de Pituaçu, o Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe) da Polícia Militar da Bahia (PMBA) conta com 300 metros quadrados de área construída e já entrou em funcionamento.

 Autoridades civis e militares como o governador Rui Costa; o comandante-geral da PMBA, Coronel Anselmo Brandão; o secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa; o comandante do Bepe, tenente-coronel Saulo Roberto; o comandante de Policiamento Especializado, coronel Humberto Sturaro estiveram presentes no ato de inauguração.

 “Este Batalhão deverá funcionar como centro de treinamento para todas as companhias especializadas, utilizando as salas, auditório, inclusive a área externa e piscina, para que a polícia do nosso estado possa continuar garantido um bom padrão na segurança pública para a sociedade”, comentou o governador Rui Costa.

 O Bepe foi criado em 2013 para atender à demanda da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, sendo formado por policiais oriundos do Batalhão de Choque. Após a criação, passaram a integrar a lista de ações do Batalhão, grandes festivais e festas como o carnaval, reveillon, São João, competições esportivas, dentre outros.

 “É um investimento importante, feito em prol do atendimento das necessidades da Polícia Militar e de nossos policiais também”, afirmou o secretário Maurício Barbosa.

 Para o tenente-coronel Saulo Roberto, o novo batalhão vai auxiliar na qualidade do serviço prestado à população. "Participamos de várias operações inerentes à atividade policial e controle de distúrbios civis e de multidões, além do policiamento dos grandes eventos. Esta sede é um sonho que se realiza. A gente vai ter mais qualidade no serviço à população, pois as acomodações vão permitir que aperfeiçoemos o treinamento da tropa", avalia o tenente-coronel Saulo Roberto.

 Estrutura

 A obra realizada pela PMBA reuniu recursos da ordem de R$13 milhões e resultou na construção de três prédios instalados em um terreno com dois mil metros quadrados. A infraestrutura do local foi dotada de alojamento, cozinha industrial, piscina, academia, quadra de esportes e estacionamento. Para viabilizar a realização de cursos e eventos, fazem parte do complexo um auditório com 222 cadeiras, salas de aula e área para exposições.

 De acordo com o coronel Anselmo Brandão, "é uma das sedes mais bonitas da corporação e referência para todo o Brasil. Trata-se de um local que vai, não só abrigar a tropa, mas vai capacitar os policiais de todo o Estado". O comandante-geral da PM completa afirmando que "nossa tropa, dentre todas as do país, é a que possui melhor perfil para eventos esportivos".

 Além do efetivo do Bepe, 62 membros do Comando de Policiamento Especializado, responsável pelo planejamento, controle, e estudo operacional para emprego tático das 37 unidades especializadas da PM, também serão transferidos para o complexo.

Nenhum comentário: