terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Mangues baianos recebem 800 mil filhotes de caranguejos nesta semana

Os mangues da Ilha dos Frades, no centro da Baía de Todos- os-Santos, e do distrito de Acupe, em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, vão ser repovoados com 800 mil filhotes de Caranguejo-Uçá. A iniciativa faz parte do Programa Integrado de Manejo e Gerenciamento do Caranguejo-uçá (Puçá), da Bahia Pesca, que é vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), em parceria com a Fundação Baía Viva. 

 Em Santo Amaro, a ação acontece nesta terça-feira (23), às 16h, e na Ilha dos Frades, a soltura ocorre na quarta (24), às 17h. Antes, às 10h, na Ilha de Bom Jesus dos Passos, a Bahia Pesca e a Fundação Baía Viva se reúnem com os pescadores para passar informações, referentes a campanhas de conscientização e preservação do meio ambiente, e fazer a avaliação da última soltura de megalopas feita na Ilha dos Frades, em maio de 2015. O encontro acontece na Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães.

 Fazenda Experimental

 “Os filhotes foram cultivados no laboratório da Bahia Pesca, na Fazenda Experimental Oruabo, em Santo Amaro, onde também são realizadas as principais atividades de pesquisa da empresa", explica a técnica Eliane Hollunder. "Na Ilha dos Frades, escolhemos realizar a soltura na região de Caieira, já que o local apresenta vegetação de mangue conservada e adensada, onde a taxa de sobrevivência dos caranguejos é maior”. 

 Segundo o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, “esta ação é de grande importância para o estado e faz parte do Programa Integrado de Manejo e Gerenciamento do Caranguejo-Uçá, voltado à reprodução assistida de pequenos caranguejos, os megalopas, filhotes na segunda fase de vida, destinados ao repovoamento de manguezais, essencial na defesa do meio ambiente. Estes filhotes crescem e tornam-se reprodutores, mantendo assim o ciclo, e consequentemente, o equilíbrio ambiental”.

 Fonte: Ascom/Bahia Pesca

Nenhum comentário: