terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Programa Abertura Cultural estreia em Juazeiro nesta quinta-feira

Com a proposta de entrevistar artistas e profissionais ligados à cultura do sertão e ao Rio São Francisco, o Centro de Cultura João Gilberto, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) em Juazeiro, recebe na próxima quinta-feira (18) a estreia do programa de auditório “Abertura Cultural”. O projeto possui apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias estaduais da Cultura e da Fazenda, e terá uma série de vinte programas, realizados de fevereiro a junho, às quintas-feiras, a partir das 19h.

 Na estreia, os convidados serão Raimundinho do Acordeon e Manuca Almeida, ambos cantores e compositores que já ganharam o Grammy, maior e mais prestigioso prêmio da indústria musical mundial. Eles venceram a premiação com a música Esperando na Janela, imortalizada na interpretação de Gilberto Gil, que foi trilha sonora do filme Eu, Tu e Eles (2000). A noite também contará com a presença do artista plástico Iehoshua Iahueh (SHUÁ).

 Fundo de Cultura do Estado da Bahia 

 Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado.

 Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.

 O FCBA está estruturado em quatro linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

Nenhum comentário: