segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

SAC Móvel emite documentos para desabrigados em Riachão do Jacuípe

Uma semana após perder todos os bens e ter a casa invadida pela água, João Martins da Paixão foi um dos primeiros a ser atendido pelo SAC Móvel, em Riachão do Jacuípe, município da região nordeste da Bahia, na manhã desta sexta-feira (29). O lavrador, 57 anos, morava no Loteamento Bela Vista, onde estava com a família, no último dia 22, quando no meio da tarde viu sua casa ser invadida em poucos minutos pela água. A forte chuva no município fez o volume dos rios Jacuípe e Verde transbordar, inundando casas e deixando cerca de 600 famílias desabrigadas.

 A carreta que faz o atendimento itinerante está instalada na Praça Marcolino Mascarenhas, onde atende até a próxima quarta-feira (3), inclusive estes sábado e domingo (30 e 31). O SAC Móvel funciona, das 8h às 18h, oferecendo gratuitamente a emissão de carteira de identidade (RG), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e CPF. A prioridade do atendimento são os cidadãos que perderam os documentos durante a chuva.

 João Martins da Paixão e a família foram em busca de novos documentos. “Quando recebi minha nova carteira de identidade senti como se renascesse hoje”, disse ele, que junto com os filhos e a esposa estão abrigados provisoriamente no Parque de Exposições da cidade. Para quem só pode salvar a vida, restabelecer a condição civil, através da retirada de documentos, possibilita o exercício da cidadania e garante acesso aos direitos.

 Com a dona de casa Letícia Bacelar Santos não foi diferente. Só teve tempo de salvar a si e ao filho, que estava em casa no momento da enchente. Ela, o marido e a criança viram, já do lado de fora de casa, a água passar do telhado e destruir tudo. “Agora vou tirar RG e Carteira de Trabalho porque preciso de um emprego pra recuperar tudo que perdemos”.


 Ação de emergência

 Cerca de 20 servidores capacitados para atender às demandas foram deslocados para Riachão do Jacuípe, junto com a unidade móvel nesta ação de emergência, determinada pelo governador Rui Costa após visitar a cidade. As carretas do SAC Móvel possuem tecnologia via satélite, integrada com a Rede Governo, e tem apoio do Sistema Atende para gerenciamento de filas e controle de atendimento. A capacidade é de 250 documentos emitidos por dia.

 A infraestrutura da unidade móvel inclui ainda ar-condicionado, sistema de som, televisão e área de espera coberta para 100 pessoas. Mais informações sobre a Rede SAC podem ser acessadas no endereço www.sac.ba.gov.br e pelos telefones 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).

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