segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Morador do DF, Tocantins e de Mato Grosso já pode receber alerta de clima em SMS

Alagamento na entrada da Estação Olegário do Monotrilho, na Vila Prudente, na zona leste de São Paulo

Habitantes do Distrito Federal, do Tocantins e de Mato Grosso poderão se cadastrar gratuitamente, a partir de hoje (19), para receber notificações de desastres naturais que envolvem suas regiões. Os alertas são enviados por celular, por meio de mensagens no formato SMS, e transmitem orientações sobre como proceder na ocorrência de fenômenos como deslizamentos, temporais e enchentes.

 A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Integração, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras de telefonia móvel. O conteúdo oferecido é elaborado pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, subordinada ao ministério, em parceria com os órgãos de Defesa Civil estaduais e municipais. 

O sistema, que já roda em nove estados (Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina), foi lançado em fevereiro de 2017 e atinge agora sua penúltima fase. Até o momento, a população das áreas já cobertas pelo serviço foi beneficiada com 1.966 informes, distribuídos em 2,5 milhões de telefones cadastrados. A área de alcance será ampliada na próxima segunda-feira (26), com a implementação da última etapa, no Nordeste e nos demais estados do Norte.

 De acordo com o ministério, o projeto-piloto foi desenrolado ao longo de seis meses, em 25 cidades de Santa Catarina e Paraná, onde atendeu a cerca de 500 mil pessoas. A ferramenta teve como inspiração o modelo japonês, criado dez anos atrás. Atualmente, mais de 20 países, entre eles Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas, contam com serviços semelhantes.

 Como se cadastrar

 A partir de hoje, todos os telefones celulares ativos do Tocantins, Distrito Federal e de Mato Grosso receberão a seguinte mensagem: “Defesa Civil Nacional informa. Novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas em área de riscos. Para se cadastrar, responda para 40199 com CEP de interesse”. Ao informar o CEP, o usuário já passa a receber os alertas.

 É permitido cadastrar mais de um CEP. Caso não receba a mensagem, basta que o usuário siga o procedimento para enviar o código postal ao telefone da Defesa Civil Nacional, o 40199. A qualquer momento, o usuário, se desejar, pode cancelar o serviço.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: