quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Secretário da Saúde visita reforma do Clériston Andrade


O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, visitou na manhã desta quinta-feira (08), as obras da emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana. Vilas-Boas, junto HGCA 2com o Superintendente de Atenção Integral à Saúde (Sais), Jassicon Queiroz, e alguns membros do corpo diretivo da SESAB, percorreu as instalações do HGCA como ambulatório, enfermarias, bioimagem, Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME), Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 Além de ouvir as necessidades de cada setor e inspecionar as obras da emergência do HGCA, Fábio Vilas-Boas tinha como objetivo maior verificar a melhor posição para instalar o HGCA 2. “Estamos finalizando o projeto do novo HGCA que vai ser construído ao lado do Clériston Andrade com conexão às áreas de internação hospitalar e que não venha impactar no fluxo de pacientes ambulatoriais”, afirmou Vilas-Boas.


Ainda segundo o secretário, o HGCA 2 será instalado entre o Núcleo Regional de Saúde (antiga Dires) e o HGCA, terá 3 andares, sendo um destinado apenas para UTI Adulto. Serão 40 novos leitos de UTI Adulto na unidade. Hoje o Clériston Andrade possui 18 leitos de UTI. Além disso, o HGCA 2 terá 10 salas para cirurgia de grande porte, centro de diagnóstico por imagem e outras especialidades, ampliando de forma significativa a oferta de serviços em Saúde à população de Feira de Santana e região. O projeto de construção deste novo hospital deverá ser iniciado ainda neste semestre.

 O diretor-geral do HGCA, José Carlos de Carvalho Pitangueira, comemorou a notícia. “Eu já estava feliz com a reforma e ampliação da emergência e as intervenções que estão sendo feitas no hospital, agora com este anúncio da construção de um novo hospital na cidade só tenho o que comemorar. Isso vai melhorar demais a vida da comunidade”, festejou Dr. Pitangueira.

 A visita contou com a presença de Robson Almeida (deputado federal), Zé Neto (líder do Governo na Assembleia Legislativa), Carlos Germano (prefeito de São Gonçalo dos Campos), outras autoridades políticas, engenheiros, arquitetos, diretores e servidores da Sesab.


Sobre a Reforma e Ampliação da Emergência As obras de ampliação e reforma da emergência do HGCA tiveram inicio em outubro de 2017 e ocupa uma área de 2.300m². O investimento inicial é de mais de R$ 5 milhões. O Hospital Clériston Andrade é o maior hospital público do interior da Bahia e responsável pelo atendimento de média e alta complexidade de Feira de Santana e mais 126 municípios pactuados.

 Fonte: ASCOM/HGCA/ Fotos: Reginaldo Pereira

Nenhum comentário: