terça-feira, 17 de abril de 2018

Antônio Cardoso completa 56 anos de Emancipação Política


Uma missa solene em ação de graças, sessão na Câmara de Vereadores e desfile cívico, fazem parte da programação de comemoração pelos 56 anos de Emancipação Política Administrativo do município de Antônio Cardoso, nesta quarta-feira (18). Localizada na margem esquerda do Paraguaçu, o munícipio encontra-se em pleno desenvolvimento com significativos investimentos em todos os seguimentos, inclusive na área de geração de emprego e renda com a chegada de fábricas que trarão para o cardosense cerca de 200 novos empregos diretos e indiretos.

 Com uma população estimada em 11.600 habitantes, o município tem como principal economia a agricultura. O território é cortado pela BR-116 Sul, ao meio, onde está instalado o Posto Fiscal Durval Carneiro. Possui 3 distritos: Antônio Cardoso, Santo Estêvão Velho e Poço. O arraial de Oleiro ainda não foi reconhecido como distrito.

 Destacam-se como pontos turísticos a estrada boiadeira, a centenária Igreja do distrito de Santo Estêvão Velho junto com a imagem do Padroeiro o santo Estêvão à margem da BR-116, as fazendas Cavaco e Santo Antônio, a lagoa dos Jesuítas no distrito de Santo Estêvão Velho, a agradável margem dos rios Paraguaçu (localidade de Ilha e Queimadas), encontro do rio Jacuípe com o Paraguaçu (em Ilha e Lagoa), encontro do rio Curumatai com o Paraguaçu (no Maxixe e Pernambuco) favorável ao relaxamento da prática do ecoturismo e para banho. 

 O município possui antigas tradições populares herdadas do estilo de vida campestre que combina trabalho e diversão, algumas raras outras intactas como: samba de roda que é reconhecido como patrimônio da humanidade nas rezas (novenas) para venerar as imagens do culto particular do Candomblé; marra e pesa de fumo como encontro de prosa para reunir amigos, parentes e vizinhos; raspagem de mandioca, bata de feijão, dijitórios com cantorias para cavar buraco e plantar o feijão e queima de judas, em dezembro simbolizando o nascimento do menino Jesus.

 A quadrilha de São João e casamento na roça, festa de São João e São Pedro em junho estão entre as mais tradicionais do Vale do Paraguaçu com visitas nas residências. Outra tradição são as rezas de São Cosme e São Damião em 27 de setembro, festejo de São Roque em 16 de agosto com a presença de romeiros de várias partes da Bahia e do Brasil, festa do Padroeiro Santo Estêvão em 26 de dezembro e Nossa Senhora do Resgate em 7 de maio.


 As comemorações começam às 08 da manhã com hasteamento das Bandeiras e execução do hino nacional na Prefeitura. Às 09 horas será realizada a Missa Solene em Ação de Graças na Igreja Matriz Nossa Senhora do Resgate. Às 10 horas acontece a sessão solene a Câmara Municipal. O desfile cívico acontece às 14 horas na sede do município.

Nenhum comentário: