quinta-feira, 12 de abril de 2018

Projeto busca fortalecer participação dos estudantes no Enem


A Secretaria da Educação do Estado lançou o projeto Enem 100% - 2018, nesta quinta-feira (12), em videoconferência transmitida para os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. O projeto, que é desenvolvido ao longo do ano nos colégios estaduais, é uma ação estratégica para fortalecer a participação e a preparação de mais de 123 mil estudantes da rede que poderão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 4 e 11 de novembro.

 Durante a videoconferência foram divulgados o plano de ação e o cronograma do Enem 100% que, nesta segunda edição, terá algumas etapas. A primeira será executada até maio e corresponde à mobilização nas unidades escolares. Em seguida, vêm as etapas de inscrição e registro de inscritos; de fortalecimento das aprendizagens (de maio a outubro) e de apoio logístico para a realização das provas (novembro). Durante o encontro, os participantes receberam, também, as devolutivas das ações do Enem 100%, em 2017, tiraram dúvidas e compartilharam experiências.

 O superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Campello, ressaltou a importância do Enem 100% para os estudantes da rede estadual. “Este projeto tem como objetivo alcançar 100% dos estudantes, sobretudo, da terceira série do Ensino Médio regular ou da Educação Profissional inscritos no exame. O Enem, articulado com programas como o Prouni e o Fies, assegura o acesso desses nossos estudantes à universidade e o nosso propósito é o de que 100% dos nossos estudantes, no período entre 7 e 18 de maio, estejam habilitados e se preparem para as provas”, frisou.

 A diretora de Educação Básica, Tereza Farias, destacou que esta videoconferência foi uma primeira chamada de diálogo, levando em conta as mudanças de regras para o Enem. “A gente migra do espaço colaborativo do IAT para a plataforma do Google Sala de Aula, que vai atingir um número maior de estudantes e professores, que estão aperfeiçoando as suas práticas pedagógicas com o uso de ferramentas digitais, através de cursos de aperfeiçoamento e o projeto Redijaê, que proporciona correção de redações, vai estimular o uso dessas ferramentas”.

 A gestora chamou a atenção, também, para o fato de que o estudante concluinte do Ensino Médio na rede estadual deverá manifestar o seu pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2018. “Esta é uma novidade que o MEC coloca e tem um prazo muito curto, que é até domingo, dia 15 de abril. Tratamos de outras mudanças relacionadas ao exame para 2018, como por exemplo, a ampliação do tempo de prova para algumas áreas do conhecimento e a realização da prova em dois domingos, como já aconteceu no ano passado”, completou.

 Redijaê 

 Me­ca­nismo de for­ta­le­ci­mento do pro­cesso de pre­pa­ração dos es­tu­dantes, o Redijaê é uma das ações do Enem 100% e funciona como um conjunto de estratégias para ajudar o estudante que vai fazer o Exame, já que a redação é uma etapa de peso do ENEM. As atividades do Redijaê visam contribuir para que o estudante compreenda as competências através dos cursos on-line, oferecidos no ambiente virtual do Portal da Educação, e possam produzir um texto eficiente, para que tenha mais chance de entrar para o Ensino Superior.

 Além disso, a Secretaria da Educação do Estado disponibiliza mais de seis mil conteúdos digitais educacionais no Ambiente Educacional Web, com o objetivo de auxiliar os estudantes na preparação para o ENEM. São conteúdos de todas as disciplinas das áreas de conhecimento e de todos os níveis de ensino, produzidos e/ou catalogados por educadores da Rede Anísio Teixeira.

Nenhum comentário: