Os alunos da turma do curso de Veterinária, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), marcaram presença no Parque de Exposição João Martins da Silva, na manhã desta segunda-feira (2), acompanhados pelo professor Joselito Costa. Ele observa que a Exposição Agropecuária de Feira de Santana representa um campo de estudo muito importante.
“Feira de Santana sempre foi e é uma referência na criação de ruminantes e de equídeos. E nós aproveitamos, justamente esse momento, para trazer os alunos para ver as raças, falar um pouco sobre genética, sobre manejo, e sobre nossa área em particular, que é a área de sanidade de ruminantes", observa o professor.
Ele acrescenta que a vivência prática da rotina do profissional de medicina veterinária em um evento de grande porte, contribui consideravelmente para o aprendizado dos alunos. "A gente procura mostrar aqueles exames, que obrigatoriamente tem que ser realizados, para que o animal adentre ao Parque, e que é feito pelos colegas da ADAB, que fiscalizam rotineiramente a entrada desses animais para que tenha a sanidade dentro do Parque de Exposição”, ressalta Joselito.
O professor observa ainda que essa vivência é experimentada em situações complexas. "Os estudantes têm a possibilidade de estarem próximos de vários setores, nos quais, a presença do médico veterinário é imprescindível, ou seja, nos exames que são realizados, na parte genética dos julgamentos das raças, e até mesmo acompanhando o trabalho daqueles veterinários que assistem os animais que por ventura venha adoecer no Parque”, explica.
Para a estudante do curso de Veterinária da UFRB, Isaura Carvalho, que pela primeira vez visitou um parque de exposição, a experiência foi muito interessante. "Está sendo muito legal e bacana, porque a gente tem a oportunidade de aprender mais sobre vivência prática da profissão”, pontuou. Secom/PMFS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário