quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Governo investe na abertura de maternidade em Feira de Santana


O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), implantará uma maternidade para gestantes de alto risco no Hospital Estadual da Criança (HEC), no município de Feira de Santana, que será referência para todo o estado. O anúncio foi realizado pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, nesta quarta-feira (20), durante visita à unidade hospitalar. Serão investidos R$ 500 mil em equipamentos e adequações estruturais. 

De acordo com o secretário, o projeto prevê 70 leitos, sendo 50 leitos de enfermaria, 10 leitos de UTI neonatal e 10 leitos de UTI adulto somente para gestantes. “Estamos ampliando e descentralizando a rede de atenção materno-infantil de alto risco em toda a Bahia, a exemplo da recente inauguração de 43 novos leitos de UTI neonatal e semi-intensiva pediátrica no Hospital Geral Roberto Santos”, afirma Fábio Vilas-Boas.

Conforme superintendente do HEC, Márcio Lima, a implantação de uma nova maternidade em Feira de Santana vai contribuir significativamente para melhorar os atendimentos no estado. “Considero uma tendência quando as unidades pediátricas tornam-se unidades materno-infantis. Fico feliz que o HEC tenha se enquadrado nesta tendência e parabenizo o secretário pela iniciativa”, declara.

O projeto prevê que a maternidade para gestantes de alto risco será 100% regulada, ou seja, atendimento das gestantes não ocorrerá a partir da demanda espontânea da população. A expectativa é que a maternidade comece a funcionar ainda no início do segundo semestre. 

Na área da saúde, outros investimentos estão previstos para 2016 na Bahia, como a duplicação da capacidade do Hospital João Batista Caribé, em Salvador, e a requalificação de 25 maternidades em todo o estado, com investimentos estimados em R$ 80 milhões.


Dados 

Feira de Santana possui três unidades hospitalares com atendimento obstétrico pelo SUS, que totalizam 163 leitos. O Hospital Geral Clériston Andrade dispõe de 28 leitos, o Hospital da Mulher Inácia Pinto possui 89 leitos e o Hospital Mater Dei tem 46 leitos. Atualmente, a principal referência para gestantes de alto risco é o Hospital Geral Clériston Andrade. 

Segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), até 2015, em toda a Bahia existiam 314 leitos de UTI Neonatal, sendo 208 exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS), além de 132 leitos pediátricos, dos quais 104 eram públicos.

Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)






Nenhum comentário: