quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Diretor do Parque do Saber é co-autor de artigo publicado em revista internacional de astrofísica


No ultimo dia 12, o diretor do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, Basílio Fernandez, juntamente com o Dr. Gilney Zebende e o Dr. Marildo Pereira, tiveram artigo publicado na Revista Monthly Notices Royal Astronomical Society – MNRAS (Notícias Mensais da Real Sociedade Astronômica).

 O artigo é uma analise das flutuações de brilho de uma estrela sub-anã KIC 10670103 utilizando um método chamado Detrended Fluctuation Analysis – DFA (Análise de Flutuação sem Tendência). 

Criado em 1994, o método baseia-se em analisar correlações em dados, retirando possíveis tendências que não representam o real comportamento do estudo. O DFA não tinha sido utilizado em estrelas pulsantes, porém já havia demonstrado resultados em importantes estudos por outras áreas de estudo, incluindo estudo do DNA e da economia.

 “A estrela sub-anã possui variações em seu brilho em mais de 300 freqüências detectadas. O método abriu novas perspectivas de análise sob o ponto de vista dos comportamentos físicos inerentes a esta variabilidade”, afirmou Basílio Fernandez, um dos autores do artigo.

 A pesquisa durou cerca de 3 anos, a partir de uma base sólida de um grupo de estudos que discutia o tema a algumas décadas. “Nós não criamos um método, mas aplicamos esse método em uma coisa nova que na astrofísica não tinha sido feito ainda, então é uma quebra de paradigmas dentro da própria astrofísica, e foi tão importante que gerou essa publicação. Creio que a partir do nosso trabalho, outros serão realizados”, disse o doutor em física, Gilney Zebende.

 Com mais de 190 anos a Monthly Notices Royal Astronomical Society é uma das principais revistas de astronomia e astrofísica do mundo. Nela são publicados os artigos da NASA. Somente em 2015 foram mais de 120 mil citações.

Nenhum comentário: