quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Estudantes revisam conteúdos em Aulão para Enem


Aproximadamente cinco mil estudantes da Rede do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec) e do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira (Ceaat) participaram, nesta quarta-feira (19), do Foco no Enem, aulão de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece no próximo mês de novembro. A atividade, realizada por meio de videoconferência, foi uma iniciativa do Instituto Anísio Teixeira (IAT), unidade da Secretaria da Educação do Estado, localizado na Avenida Paralela, em Salvador, e segue com programação de aulas nesta quinta (20), das 8 às 17h.

 Para Letícia Machado, diretora do Centro Estadual de Referência do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Cemitec), esse é um momento extremamente importante para alunos e professores. “Os estudantes vão poder revisar conteúdos prioritários para o Enem, nas quatro áreas do conhecimento. São dois dias de revisão, quando também acontecem a resolução de questões específicas para o exame e discussões interdisciplinares com a participação de professores daqui do Instituto Anísio Teixeira”.

Para o professor de História do Emitec, Rodrigo Leal, esse é o momento de revisar e consolidar assuntos que já foram trabalhados a partir de questões que caíram nas últimas provas do Enem. “Nós estamos na reta final para o exame, então, buscamos algumas questões que contemplem o que já foi trabalhado em sala de aula, para que os alunos entendam que o importante não são as minúcias do conhecimento específico e sim o conhecimento contextual, um conhecimento mais geral e a interpretação”.

 A aluna Rute Leal, do 3º ano do Ceaat, enfatizou que é grande a sua expectativa. “Ainda bate uma pontinha de ansiedade em relação à prova, mas eu estou segura quanto aos conteúdos que eu já vi durante o ano. Acredito que essas aulas de revisão só têm a somar ao nosso aprendizado”.

 Ambiente Educacional Web 

 Além da revisão Foco no Enem, o IAT disponibiliza como ferramenta de reforço para os estudantes, o Ambiente Educacional Web (AEW). A plataforma desenvolvida pela unidade possui mais de cinco mil conteúdos educacionais e muitos deles considerados prioritários para o Enem. São vídeos, jogos, animações, dicas do Professor Web e também, mais de 1,1 mil aulas do Emitec para que os estudantes possam revisar assuntos para o Enem. O AEW pode ser acessado por notebook, celulares e tablets, no ambiente.educacao.ba.gov.br

 Emitec 

 Tecnologia e a interatividade são utilizadas pelo Emitec para levar o ensino médio a 19 mil estudantes, de 150 municípios e 414 localidades remotas da Bahia. A oferta possui uma dinâmica diferenciada com aulas transmitidas, via satélite e em tempo real, para todas as telessalas espalhadas pelo Estado, onde os alunos contam com a presença de professores mediadores. Os docentes fazem a interlocução de dúvidas para os professores em estúdio e aplicam as avaliações, que são por área e interdisciplinares. A comunicação também é realizada via chat em tempo real. Implantado em 2010, já beneficiou 61.717 estudantes.

Nenhum comentário: