terça-feira, 25 de outubro de 2016

Iniciativa da 31ª CIPM leva crianças para conhecer polícia montada

PM

Crianças com idade entre 4 e 6 anos, moradoras do bairro Lagoa da Paixão, em Salvador, conheceram um pouco mais sobre a vida dos cavalos, em visita realizada na manhã desta terça-feira (25), na sede do Esquadrão de Polícia Montada, na Avenida Dorival Caymmi. O público infantil assistiu uma palestra descontraída sobre curiosidades dos ciclos dos quadrúpedes e acompanhou a troca de ferraduras e a raspagem de pelo dos eqüinos. A melhor parte ficou para o final, quando muitos tiveram a oportunidade de montar no animal pela primeira vez.

 A atividade foi promovida pela 31ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), que realiza um trabalho de incentivo à cidadania e prevenção da criminalidade em instituições de ensino, unidades de saúde e estabelecimentos situados na região que envolve os bairros Lagoa da Paixão, Valéria, Palestina e Nova Brasília de Valéria.

 O passeio desta terça fez parte das ações previstas para o mês da criança Aos cinco anos, Anna Vitória da Silva só havia montado em cavalos de brinquedo em parques infantis. A experiência de subir em um animal de verdade jamais será esquecida. “Fiquei muito feliz. Achei muito legal. Foi rápido e o cavalo ficou parado”, contou a aluna da Escola Municipal Professor Ítalo Gaudense.

 De acordo com a coordenadora pedagógica, Dinah Moreira, a experiência vivida pelas crianças ajuda a consolidar conceitos trabalhados em sala de aula. “Existe uma grande diferença entre saber na teoria e vivenciar na prática. Conhecer um cavalo de perto, saber como ele vive e como cuidar de um outro ser vivo, na prática, constrói um significado mais amplo e que pode impactar no desenvolvimento cognitivo e pessoal”, destaca a educadora.

 Segundo o comandante da 31ª CIPM, major Élson Pereira, as ações preventivas estão inseridas no Programa Educacional de Resistência às Drogas e À Violência (Proerd). “As atividades são realizadas, principalmente, em ambiente escolar, com o objetivo de agregar informações que fomentam uma cidadania plena às crianças e que ajudam a desconstruir a imagem de polícia repressora, fazendo o policial ser visto como amigo e referência de cidadão”, explicou.

 Diversos projetos sociais são apoiados pela 31ª CIPM. Recentemente, palestras com temas voltados ao desenvolvimento humano, combate à violência de forma geral, alertas sobre sexualidade, cidadania e ética, ocorreram na sede da Companhia.

Nenhum comentário: