A quantidade de bolsas de sangue coletadas pela Unidade Móvel do Hemoba foi mais de 10% maior do que esperada. Entre segunda-feira e quarta-feira, 19, 205 pessoas doaram sangue e mais 38 se cadastraram no banco de medula óssea. A iniciativa teve o apoio do Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Secretaria de Saúde.
O veículo esperou os doadores, que antes passaram por uma triagem, estacionado no estacionamento da Prefeitura, à avenida Getúlio Vargas. As bolsas contribuirão para aumentar o estoque deste produto, principalmente num período festivo, quando a demanda aumenta.
A estimativa inicial da enfermeira Nilza Azevedo, que coordenou o serviço, era de que o número de bolsas chegasse a 60, diariamente. “Mas na segunda-feira foram 62, na terça-feira, mais 66 e na quarta-feira, outras 77. O resultado foi muito bom”, comemorou.
Entretanto, segundo a enfermeira, estatisticamente, 4% das doações são consideradas inapropriadas para uso por apresentarem alterações – alguma doença, positivo para hepatite. Mas, continuou, como a coleta foi realizada na rua, este número pode ser um pouco maior. Secom/PMFS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário