terça-feira, 25 de junho de 2019

Município supera meta de vacinação contra a gripe entre os idosos


Chegou ao fim no último dia 14 a campanha nacional de vacinação contra a influenza em todo o país. Dentre os grupos prioritários o melhor resultado alcançado pelo Município foi referente aos idosos: a meta foi batida em 101,68%
Entretanto este resultado não foi alcançado junto aos demais grupos prioritários. Até o momento foram vacinadas 130.423 pessoas, que representa 55,35%. “A vacinação ficou abaixo do esperado em comparação ao ano passado, que atingimos a meta antes mesmo de acabar a campanha. Lançamos estratégias de vacinação, porém a adesão do público prioritário não supriu nossas expectativas”, afirma Neuza Santos, supervisora da Vigilância Epidemiológica.
As doses da vacina se encontram disponíveis em todas as unidades de saúde até acabarem os estoques. Para receber a dose é necessário se dirigir a qualquer unidade portando documento de identidade oficial, caderneta de vacinação e cartão SUS. “Apesar de vacinarmos sem a caderneta, ela é muito importante para o profissional de saúde verificar e atualizar se necessário”, ressalta a supervisora.
Na tentativa de alcançar a meta, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde intensificou as estratégias de vacinação durante toda a campanha realizando vacinação aos sábados e em pontos estratégicos para trabalhadores.

Contraindicação

A vacina possui contraindicações temporárias para pacientes com febre, tratamento quimioterápico, com doença neurológica ativa que compromete o sistema imunológico e pessoas que usam medicamentos imunossupressores em doses altas por período prolongado.
“Essas pessoas devem aguardar alguns dias para poder ser vacinado. Vale ressaltar que pessoas com alergia grave a ovo devem evitar a vacina contra a influenza”, pontua Neuza Santos.

Sobre a campanha

O Ministério da Saúde estabeleceu a vacinação exclusiva para os grupos prioritários, que são as populações mais vulneráveis ao vírus, até o dia 31 de maio. No dia 03 de junho a campanha foi aberta para toda a população e prorrogada até o dia 14.
Na Bahia, de acordo com o MS, 85,97% do público foi imunizado até o dia 31 de maio e o estado não alcançou a meta. Secom / PMFS.

Nenhum comentário: