segunda-feira, 28 de junho de 2010

Ministro: Copa e eleições ajudam saldo recorde de empregos

Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, dois eventos contribuíram para o recorde no saldo de empregos gerados em maio no Brasil: a Copa do Mundo e as eleições. A economia brasileira criou 298.041 postos de trabalho com carteira assinada em maio, recorde para o mês e quarto melhor resultado mensal da história desde 1992.
"Esses eventos geram empregos. A cada quatro anos esses fatores causam um efeito sazonal muito forte, que normalmente não são colocados na balança quando se faz análise econômica. Não tem como avaliar em números a geração de empregos desses dois eventos, mas isso gera um efeito cascata muito positivo, desde a geração de empregos temporários até formais, na indústria que começa a produzir material de campanha, na venda e aluguel de carros, de carros de som.", afirmou.
O ministro do Trabalho avalia que junho vai bater a marca de 309 mil empregos formados, recorde histórico do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), atingido em junho de 2008.
"Em junho deste ano, acredito que teremos o melhor mês da história do Caged, podendo beirar a marca das 320 mil vagas, justamente por causa desses dois efeitos sazonais, as eleições e a Copa. Se o Brasil for campeão, farei uma nova projeção", brincou Lupi que afirmou, ainda, que a geração de empregos com carteira assinada entre 2003 e 2010 deve ultrapassar a marca de 15 milhões.

Nenhum comentário: