segunda-feira, 21 de junho de 2010

Secretaria de Saúde recebe certificado

A Secretaria de Saúde de Feira de Santana recebeu certificação do Ministério da Saúde por ter alcançado um valor inferior a 5% no indicador Proporção de Abandono de Tratamento dos Casos Novos de Tuberculose em 2007. O certificado, entregue durante o IV Encontro Nacional de Tuberculose, realizado no Rio de Janeiro-RJ, no período de 26 a 29 de maio, é o reconhecimento da atuação que órgão municipal vem exercendo contra a doença.

Conforme o secretário de Saúde, Rafael Pinto de Cordeiro, o trabalho de controle continuará intenso. “Nossa equipe continua empenhada para manter Feira de Santana como destaque nacional no que diz respeito à manutenção dos baixos números de abandono de tratamento”, salienta.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Gilca Lessa, que recebeu o certificado representando a Secretaria de Saúde, o índice de abandono continua baixo. “Em 2009 tivemos um índice de 3,1%, ou seja, estamos conseguindo manter um número inferior ao de 5%, determinado pelo Ministério da Saúde”, destaca.

Ainda conforme a coordenadora, a conscientização das pessoas para que não abandonem o tratamento é fundamental. “Ao iniciar o acompanhamento médico, a pessoa não pode abandoná-lo, pois está contribuindo para que a bactéria causadora da doença se torne resistente a medicação”, alerta.

A coordenadora também chama a atenção para os sintomas da doença. “As pessoas que estiverem tossindo a mais de três semanas, com falta de apetite e cansaço fácil devem procurar o serviço médico para que a situação seja analisada. Os sintomas fazem parte do grupo de características da doença”, salienta.

Como forma de dinamizar o tratamento no país, o Ministério da Saúde adotou um medicamento denominado de dose fixa combinada. O remédio é a junção de três antibióticos em um só comprimido. A nova estratégia está implantada em Feira de Santana desde março de 2010.

No primeiro trimestre deste ano, foram registrados 41 casos de tuberculose no município, cujos pacientes foram encaminhados para o tratamento oferecido gratuitamente no Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho (CSE), situado na rua Geminiano Costa, centro, onde funciona o programa em Feira de Santana.

Nenhum comentário: