O professor, mestre de capoeira angola e colunista do PORTAL FS, Josivaldo Pires de Oliveira, cidadão feirense, mais conhecido como Bel Pires, compõe a primeira turma do curso de doutorado em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e defende tese na próxima sexta-feira (11). O Pós-Afro, programa criado em 2005, tem como objetivo principal formar mestres e doutores em Estudos Étnicos e Africanos no Brasil.
Licenciado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Bel fez mestrado em História Social também na Ufba. Em 2004, ele teve sua dissertação de mestrado premiada com Menção Honrosa no Concurso Silvio Romero de Folclore e Cultura Popular do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e do Ministério da Cultura.
Em 2005 publicou o livro No tempo dos valentes: os capoeiras na cidade da Bahia (Editora Quarteto) e em 2009 publicou juntamente com o professor Luiz Augusto Pinheiro Leal (UFPA) o livro Capoeira, identidade e gênero: ensaios sobre a história social da capoeira no Brasil (EDUFBA).
Bel também coordena o Malungo Centro de Capoeira Angola e atualmente leciona Teoria da História no Curso de História da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus VI, em Caetité, onde ainda coordena o Núcleo de História Social e Práticas de Ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário