quarta-feira, 16 de junho de 2010

Expofeira 2010 realizada em dois turnos

A procura de criadores para expor seus animais na Expofeira 2010 superou a capacidade do Parque de Exposição João Martins da Silva. O espaço disponibiliza 1.100 baias e argolas, mas este ano mais de dois mil animais participam.
O evento, que acontece entre os dias 5 e 12 de setembro, será realizado em duas etapas por conta do grande número de criadores interessados em participar da Expofeira. No dia 3 de setembro, os primeiros animais entram no Parque para ocupar as baias e argolas e serem pesados e, nos dias 5, 6 e 7 passam por julgamento na pista.
No dia 8, os animais do primeiro turno saem do Parque para a entrada de novos animais. A pesagem do segundo turno acontece no dia 9 e o julgamento na pista, dias 10, 11 e 12 de setembro. Este acerto foi feito entre a Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos e representantes de associações de criadores.
“Será a primeira Expofeira da Bahia em dois turnos. Espera-se a vinda de mais de dois mil animais ranqueados, com alta qualidade genética”, destaca o secretário de Agricultura, Ozeny Moraes. Ele informa ainda que a ampliação do número de animais expostos vai refletir de forma positiva na economia do evento, uma vez que haverá mais leilões, mais expositores e o público consumidor terá um maior atrativo.
“Estarão expostos os melhores exemplares das raças Nelore, Gir, Girolano, Sindi, Simental, Brhana, Búfalo, Guzerá, Mangalarga, Mangalarga Machador, Campolino, Pôneis, Pequira, Pampa, Boeh, Santa Inês, Anglo-nubiana e Dorper”, acrescenta.
Quanto à raça Dorper, a Secretaria de Agricultura e a Associação de Criadores de Caprinos e Bovino da Bahia (Accoba) estão trabalhando para fazer uma exposição nacional. Segundo Ozeny Moraes, a exposição nordestina já está garantida.

Nenhum comentário: