segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Falta infra-estrutura à ilha de Itaparica

Por Alberto Peixoto. Texto e fotos/ Mesmo sendo tão próxima a Salvador, a sexta cidade do Brasil mais procurada pelos turistas, a Ilha de Itaparica, localizada na Baia de Todos os Santos, é um dos pontos turísticos descritos por alguns, como uma verdadeira obra de arte deixada no Brasil pelo Grande Criador, para o deleite de turistas de todo o mundo.
Infelizmente este “Paraíso Baiano”, com suas belas praias que abrigam lindas mulheres, contrasta tanta beleza com o abandono, a falta de infra-estrutura e está sitiada por barracos em toda orla, esgoto a céu aberto desaguando, ou jogando, detritos nas praias, lixão sem a devida coleta espalhados por toda parte, mostrando a todos o estado de abandono “governamental” que impera absoluto.
As vias que dão acesso à Ilha de Itaparica, seja terrestre ou marítima, não possuem o mínimo de segurança, sendo a marítima, via ferry-boat, uma lástima. Uma verdadeira falta de respeito não só com os turistas, mas também com os nativos que usam estes veículos no dia a dia, fazendo a travessia para Salvador.
Os hospitais, como a saúde pública em todo país, se encontram em situação caótica e carece - não só de melhores instalações, mas também de profissionais competentes - de ambulâncias que funcionem, o que não acontece com as poucas existentes, devido ao precário estado de má conservação. Por mais que se exija empenho do governo baiano, na tentativa de melhorar a infraestrutura dos pontos turísticos, não se consegue que, na pior das hipóteses, o mínimo seja feito.
A Copa do Mundo de 2014 traz a possibilidade de se mostrar ao mundo uma Ilha de Itaparica modernizada e atraente, com suas praias recheadas de belezas naturais e de atrações para empolgar os turistas. Infelizmente se conclui que a Ilha de Itaparica precisa de estrutura no que tange a água, luz, transporte, segurança e higienização. Mesmo assim, não deixe de visitar a Ilha de Itaparica.

Nenhum comentário: