segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A ética no Mundo dos Negócios


Por Alberto Peixoto

A T.I. – Teoria da Informação – trouxe para o mundo contemporâneo, um conjunto de possibilidades e inovações incomensurável. Passou a ser uma ferramenta de gestão indispensável em qualquer Organização moderna. Segundo Trapscott – escritor, pesquisador e palestrante canadense –“esta nova realidade provoca uma reorganização intensa na sociedade, gerandomodificações nas organizações”. Esta nova ferramenta – Tecnologia – acelerou a Globalização principalmente do Mundo dos Negócios, tornando fundamental a criação de um Código de Ética para disciplinar e normatizar as ações no Mercado Globalizado, assim como a conduta dos seus participantes. É imprescindível que os envolvidos nos diversos segmentos do mercado ou do Mundo dos Negócios como um todo, ajamcom integridade, sejam dignos, exerçamoprofissionalismo, procurando sempreaprimorar eagregar valores à prestação de serviços e a qualidade dos produtos oferecidos pela Organização A palavra ética é originária do grego “ethos”, que significa “modo de ser” e mesmo em épocas de capitalismo selvagem a ética deve prevalecer. A ética não é uma lei, mas as leis têm como princípios básicos a ética. No mundo dos negócios, geralmente boa parte das empresas defendem a ética em suas relações comerciais com fornecedores, colaboradores e seus clientes, mas, por outro lado, infelizmente existem Organizações que abrem mão do que é considerado ético, em função de uma palavra cada dia mais usada, ou seja: “resultados”. Para este grupo, pelo resultado vale tudo. No atual momento em que ocorrem no País vários movimentos em prol de “mudanças”, não é possível nos isolarmos do “conceito ética”e passarmos a ignorarmos este conjunto de princípios em nossas vidas, tanto no âmbito profissional como pessoal e, principalmente, no Mundo dos Negócios. Portanto, não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você.

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