Jornalista Alberto Leal
A Editora Òmnira lançou mais uma de suas obras, a Coletânea Poética Internacional "13", no dia 13 de maio, às 19h13min, no Espaço Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado (Rua General Labatut, 27 – Barris, Salvador/BA-Brasil) e que teve lançamento também na cidade de Jequié, no Campus da UESB, no dia 11 de junho, as 19:00h. Agora o livro chega a bordo da 6ª Feira de Livro de Feira de Santana, que acontecerá de 10 a 15 de setembro.
O livro tem a participação de 10 poetas brasileiros e 3 angolanos. A apresentação da obra é composta da opinião de 13 personalidades de importância literária, sobre o conteúdo poético e valores individuais, entre os apresentadores estão os jornalistas e escritores Carlos Souza (UBE/BA), Domingos Ailton (Revista Cotoxó), Mariana Paiva (A Tarde), Valdeck Almeida de Jesus (site Galinha Pulando.com) e Germano Machado (CEPA), a escritora Maria Prado de Oliveira, os poetas Douglas de Almeida e Carlos Alberto Barreto e o escritor Itaberaba Lyra. A orelha da obra é do escritor Marcelo de Oliveira Souza. O projeto tem a organização do jornalista e editor Roberto Leal (foto).
Os 13 poetas que participam do livro são: Adriana Abreu, Antônio Milton, Antônio Santana, Audelina Macieira, Edival Rosas, Edson Costa, Maria Cavalcante, Mileide Machado, Noeli de Carvalho e Zilda Freitas (Brasil), Felisberto Rolando, João Sanda e Rosalino Van-Dúnem (Angola). A idéia de produzir a obra surgiu de um bate papo entre escritores que tem como objetivo homenagear o ano de 2013, que segundo a astrologia será o ano da literatura.
E como se trata de uma numeração mística, que vem sempre acompanhada de muito mistério, superstições e lendas, na obra não foi diferente, são 13 poetas, que escreveram 13 páginas cada, são apresentados por 13 apresentadores que escreveram juntos 13 páginas também, Um total de 13 amuletos da sorte retratam a arte/capa da obra e o próximo lançamento está marcado para o mês de dezembro em Luanda, capital de Angola. “Nas páginas do livro, nossas imagens poéticas transformam-se em palavras escritas e são inescrupulosamente doadas ao leitor” opina a poetisa e professora Zilda Freitas.
Além do misticismo será possível buscar uma grande positividade nas poesias dos poetas brasileiros, como conhecer um pouco a poética característica da África sofrida e que carrega também o romantismo patriótico e familiar do povo angolano, “Juntar-me ha tantos brasileiros (erradicados na Bahia, como eu) baianos e angolanos neste trabalho, me enche de orgulho”. Se mostrando encantada a professora e poetisa Adriana Abreu.
Mais informações: (71) 8688-8096 / 9722-6805
e-mail: lealomnira@yahoo.com.br ou ainda site: www.fundacaoomnira.com.br. Coletânea Poética Internacional “13” Ed. Òmnira/BA-Brasil 2013, 188 pág. Preço do livro R$ 25 (Brasil) ou USD 15 (Angola).
Nenhum comentário:
Postar um comentário