terça-feira, 20 de agosto de 2013

Semana de Física movimenta o campus da Uefs até 5ª-feira


A utilização de equipamentos como ar condicionado, forno micro-ondas e LED já faz parte da rotina de inúmeras pessoas. Apesar disso, pouca gente conhece algo sobre o funcionamento desses itens eletrônicos. Até quinta-feira (22), no campus universitário, durante a 16ª Semana de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o público poderá conhecer a dinâmica de vários equipamentos usados no dia-a-dia. Este ano, o evento tem como tema “A Física das Tecnologias do Cotidiano”. Além de ressaltar o papel da física na sociedade e motivar novos estudantes no estudo da física, a Semana também tem como objetivo ajudar a população a se aproximar das novas tecnologias, cada vez mais presentes na vida de todos.


Palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas fazem parte da programação, que se concentra no módulo 4 da Uefs e está aberta tanto à comunidade acadêmica, quanto à externa. Na manhã desta terça-feira (20), o professor doutor Antônio Neto proferiu uma palestra e, através de demonstrações, tratou de assuntos como rolamento, atrito e força. De acordo com o professor Mirco Ragni, coordenador da Semana de Física, eventos como esses são importantes, pois aprimoram a formação acadêmica dos estudantes e permitem o contato entre a universidade e a população de Feira de Santana. “Escolhemos o tema deste ano, baseados no fato de que o mercado está sendo invadido pelas novas tecnologias, por vezes desconhecidas. Queremos mostrar como elas podem ajudar a vida das pessoas no dia-a-dia”, acrescentou.


Ainda nesta terça-feira, alunos dos ensinos fundamental e médio da região visitaram laboratórios da Uefs. “Pretendo prestar vestibular para Engenharia Mecatrônica e resolvi participar para descobrir coisas novas”, afirmou Larissa Sobral, 17 anos, estudante do 2º ano do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães. Já Alan Carvalho, 15 anos, se interessou pela Semana de Física depois que um professor da escola em que estuda indicou. “Não sou bom em Física, mas, quem sabe, com a visita posso me interessar mais pela matéria”, disse o estudante do 2º ano do Instituto de Educação Gastão Guimarães, de Feira de Santana.

Nenhum comentário: