“Um simples toque muda a história do paciente”. Com esta observação, o médico Igor Marcelo Castro e Silva, do Hospital Aristides Maltez, destacou a importância dos homens serem submetidos a exames anuais de toque retal, após os 40 anos, para prevenir contra o câncer de próstata.
O alerta para que os homens cuidem mais da saúde, buscando identificar a doença enquanto pode ser tratada e curada, foi feito na manhã desta segunda-feira, 12, durante o 1º Simpósio em Prevenção e Diagnóstico Oncológico do CMPC.
O médico Igor Marcelo proferiu palestra sobre “Rastreamento do Câncer” para uma platéia formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e estudantes, que lotaram o auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
Durante o evento, a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, destacou a importância da iniciativa para aprimorar os conhecimentos dos profissionais de saúde. E ressaltou a importância de se conhecer as necessidades dos pacientes.
Já a diretora-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Feira de Santana, Gilberte Lucas, ressaltou os trabalhos desenvolvidos pelo CMPC. “Somente este ano foram realizados quase 10 mil exames de grande importância porque o câncer é uma doença que precisa da prevenção”, frisou.
Ainda pela manhã, o coordenador médico do CMPC, Ivan de Souza Araújo, proferiu palestra sobre “Epidemiologia dos Cânceres no Brasil Abordando os Aspectos Éticos e Bioéticos”. Ele enfatizou sobre como fazer a condução da doença ao paciente e observou que 12% de todas as causas de morte no mundo são provocadas por câncer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário