terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Cerb vai perfurar 550 poços e construir 650 sistemas de abastecimento de água

No próximo ano, a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), vai perfurar 550 poços, sendo 300 diretamente pela empresa e 250 por meio de com a licitação, já concluída. No segmento de saneamento, serão construídos 650 sistemas de abastecimento de água e concluídos mais 12 projetos. As metas para 2016 foram anunciadas, esta semana, pela diretoria colegiada em reunião, onde também foi apresentada uma análise crítica das ações desenvolvidas no exercício 2015.

 Entre as ações, a empresa perfurou 220 poços e recuperou outros 32, efetuou 410 visitas técnicas e realizou 211 testes de bombeamento. No segmento de saneamento e abastecimento de água, construiu 420 sistemas, implantou 215 módulos sanitários domiciliares e 17 sistemas da água nas escolas. No Rio São Francisco, a Cerb está realizando obras de contenção - uma já concluída,em Muquém do São Francisco, e outras duas em andamento, em Malhada e na localidade de Gameleira, município Sítio do Mato, no Vale do São Francisco.

 Na área de política de saneamento ambiental, as assistentes sociais efetuaram 9.690 visitas domiciliares em 358 localidades. As equipes técnicas realizaram um trabalho de organização comunitária e educação ambiental de pré e pós-empreendimento, estimulando a consciência do desenvolvimento sustentável, onde foram implantados os sistemas de abastecimento de água.

 O diretor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Godofredo Correa Lima, destacou algumas ações para 2016, entre elas, a construção da Barragem de Baraúnas, no Rio Cochó, município de Seabra, na Chapada Diamantina. O processo licitatório foi concluído e o empreendimento vai beneficiar cerca de 60 mil pessoas, com investimentos da ordem de R$ 64,5 milhões, oriundos do Ministério da Integração. 

 A Barragem de Baraúnas irá ampliar a oferta de água bruta da sede municipal, atendendo ainda os povoados de Velame, Ingazeira e Santana. O diretor anunciou também a recuperação da Barragem de Boa Vista do Tupim, onde serão investidos R$ 830 mil. Buscando ampliar a capacidade de acumulação de água e com investimento pequeno em relação ao custo de um novo empreendimento, a Cerb pretende implantar ‘fusegates’ nas barragens de Ponto Novo e Pedras Altas.

 O diretor de Saneamento, Antônio Matos, destacou como ações também relevantes, o Programa Caravana Nossa Água, da SIHS, fundamentado no Projeto Técnico Social (PTS), do Departamento de Ações Sociais (Deas) da Cerb, e o Projeto Comunidade com Hábitos Saudáveis, pioneiro na Bahia, financiadopelo Banco Mundial, onde 220 comunidades rurais serão atendidas.

 Para o presidente da Cerb, Marcus Vinicius Bulhões, a empresa tem papel estratégico na implementação de políticas públicas e de soluções definitivas para o homem sofrido do campo. “É preciso vestir a camisa e trabalhar com afinco nos serviços que melhoram diretamente a qualidade de vida dessas comunidades rurais”.

 Fonte: Ascom/Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb)

Nenhum comentário: