quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Rui acompanha projetos de alunos durante Encontro Estudantil

As ideias e projetos inovadores de jovens baianos, alunos da rede estadual de ensino, encantaram o governador Rui Costa na manhã desta quinta-feira (3), durante visita ao 4º Encontro Estudantil, que acontece na Arena Fonte Nova, até sexta-feira (4). Entre os espaços visitados, o governador apreciou desenhos e pinturas na 8ª Mostra de Artes Visuais Estudantis, acompanhou a apresentação dos corais e ainda conheceu algumas das experiências e soluções criativas para problemas reais, elaboradas pelos alunos das feiras de Ciências e de Matemática.


 O governador falou sobre a qualidade técnica dos projetos apresentados, revelando o trabalho que tem sido desenvolvido nas escolas. “A sensibilidade desses meninos e meninas emociona, pela leitura que eles têm da realidade e pelas ideias que estão expostas aqui. O maior legado que a gente pode deixar para nossos filhos, como eu quero fazer com os meus, é um futuro melhor, um mundo melhor, e a educação é capaz disso. No próximo ano pretendemos fazer outro evento desse porte ou ainda maior para as práticas esportivas desenvolvidas nas escolas”.

 Rui visitou o Centro Estudantil, brincou na caixa preta e tirou uma foto em 3D. Muitos dos projetos chamaram a atenção do governador, como o acarajé sustentável e o Educavante, de alunos de Mundo Novo. Segundo um dos idealizadores do sistema, Gabriel de Oliveira, o Educavante é um acompanhamento virtual da vida escolar dos estudantes. Através de um login e senha de acesso, as famílias e os jovens podem acompanhar notas, avisos de professores, frequência nas aulas e ainda contar com o apoio dos colegas. O projeto contém uma ferramenta chamada de “Apoio Educavante”, através do qual colegas que foram melhores nas disciplinas em que o estudante foi reprovado podem oferecer incentivo e ainda se voluntariar para ajudar nos estudos. 

 Gabriel falou que a experiência de ter apresentado a ferramenta para o governador já rendeu oportunidades para a vida profissional. “Pensamos em uma plataforma voltada para os ensinos fundamental e médio e, depois que apresentamos a ideia, o governador ficou interessado em implementar meu projeto e já falou que vou trabalhar na área de TI do estado”, explicou o estudante.

4º Encontro Estudantil 

 Outros projetos e atividades estão sendo desenvolvidas durante os três dias do Encontro, que é o maior evento do calendário escolar da rede estadual. Nesta quinta e sexta ainda acontecem o 8º Festival Anual da Canção Estudantil (Face), a 2ª Mostra de Dança Estudantil (Dance) e 2ª Mostra de Canto Coral Estudantil (Encante), além dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp) e outras atividades que são oferecidas gratuitamente durante todo o dia na Arena Fonte Nova, abertas ao público.

 O encontro reforça as ações do Governo do Estado, que promove a educação para todos os baianos, por meio de políticas públicas como o programa Educar Para Transformarm - Um Pacto Pela Educação, lançado em março deste ano. Todas as atividades têm os estudantes como protagonistas, já que foram eles os idealizadores e realizadores dos projetos apresentados, com a supervisão de professores, por meio de projetos interdisciplinares.

Nenhum comentário: