segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Revista e site reforçam transparência da informação na Bahia

Reforçar a democratização e a transparência das informações sobre o Governo do Estado é o objetivo da revista Terra Mãe e do Mapa da Mídia, produzidos pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) e lançados na manhã desta segunda-feira (21), durante um café da manhã promovido para a imprensa baiana no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador.

 A publicação anual reúne as principais ações e projetos do primeiro ano de gestão do governador Rui Costa. Já a ferramenta online tem como finalidade agrupar todos os veículos de comunicação do estado, por município, entre jornais, rádios, emissoras, sites noticiosos e revistas regionais.

 O lançamento ocorre no momento em que a Bahia assume a primeira posição no ranking nacional de transparência, de acordo com a Escala Brasil Transparente, pesquisa realizada pela Controladoria Geral da União (CGU). Para o governador, que esteve no lançamento das ações, essa é uma oportunidade de aproximar o trabalho de comunicadores de todo o estado da administração estadual. 

"O espaço do Mapa da Mídia é uma forma dos veículos de comunicação aproveitarem uma plataforma do Governo do Estado para divulgar seus dados e informações, tanto para a comunidade, como para os anunciantes, por exemplo, que podem se utilizar dessas informações. É uma excelente ferramenta que começa agora, mas deve se aperfeiçoar com o raio de influência das empresas e meios de comunicação”, disse o governador. 

 Na ocasião, Rui anunciou ainda o lançamento de um portal de empregos. “Utilizaremos um sistema parecido com este do Mapa da Mídia para, em 2016, lançar um portal para oportunidade de empregos, com a disponibilização de informações de empregadores e de profissionais liberais que estão procurando trabalho e tentando vender a mão de obra. O Estado vai dar a segurança para quem está contratando um serviço, que deve começar com 50 mil pessoas cadastradas”.

 Sobre a publicação Terra Mãe, o governador destacou que a revista é um resumo de desafios enfrentados e superados pelo Governo ao longo do primeiro ano de seu mandato. "Esse ano foi difícil para todas as secretarias, e eu pedi o compromisso de todos os secretários, desde o início do ano, com as prioridades de cada uma das pastas. Foi assim, com comprometimento e esforço conjunto, que conseguimos continuar avançando, mesmo com um cenário econômico que não foi dos melhores em 2015", acrescentou Rui.

 Revista 

Com a tiragem de 10 mil exemplares, a revista Terra Mãe traz reportagens sobre educação, mobilidade urbana, saúde, turismo, segurança, cidadania, tecnologia, direitos humanos e assistência social, entre outras temáticas. Sobre o desenvolvimento econômico da Bahia, por exemplo, a publicação mostra como o Estado tem superado a crise e crescido, além de tratar da agricultura familiar e de opções de investimento no setor.

 Para o editor-geral da revista, Ipojucã Cabral, o projeto reunirá, a cada ano de gestão, os pontos fortes que foram desenvolvidos pelo Governo do Estado. "Em 2015, destacamos intervenções importantes em mobilidade urbana, o inovador programa Educar para Transformar, as ações de contenção de encostas e o que estamos desenvolvendo no semiárido, por exemplo. É um resumo acessível a toda população da capital e do interior da Bahia", explicou.


Mapa da Mídia

 De acordo com o secretário de Comunicação, André Curvello, o Mapa da Mídia - desenvolvido em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) - nasceu de uma ideia do governador Rui Costa de ampliar o relacionamento do Governo do Estado com todos os veículos de comunicação da capital e do interior.

 Durante o ano de 2015, a Secom promoveu a atualização dos dados de veículos de mídia do estado e, a partir de agora, o sistema será atualizado constantemente. Ao todo, já foram cadastrados 405 veículos de comunicação. Aqueles que não estão relacionados podem se inscrever no sistema online, atualizando seus dados cadastrais.

 O usuário pode localizar e contribuir com o cadastro por meio de filtros, como o município baiano ou o formato da mídia. O conteúdo da ferramenta virtual também pode ser exportado para uma planilha de Excel. O modelo permite uma atualização constante, bem como a consulta de qualquer lugar, para qualquer pessoa, e para qualquer tipo de mídia.

Nenhum comentário: