quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Moradores do interior contam com novas ambulâncias do Samu

Dez ambulâncias avançadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), utilizadas para o transporte de pacientes com quadros clínicos de maior complexidade, foram entregues, pelo governador Rui Costa, nesta quarta-feira (16), para as prefeituras de dez municípios baianos - Eunápolis, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Lauro de Freitas e Itapetinga. Uma outra ambulância já havia sido entregue para Vera Cruz anteriormente. Os veículos realizam cobertura regional e poderão atender um número maior de cidades, conforme sejam solicitados. Cada ambulância contará com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um condutor socorrista.

 Com o investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão, os veículos substituem as ambulâncias que já ultrapassaram o prazo de três anos de uso ou com quilometragem mínima de 300 mil quilômetros. Rui disse que outras 300 ambulâncias, que não são do Samu, estão sendo compradas e serão entregues aos municípios para melhorar o atendimento às pessoas. “Nós queremos, em breve, que essas ambulâncias tenham utilização regional, acabando com o fluxo de passageiros para Salvador, já que os pacientes serão atendidos nas próprias regiões”, antecipou.

 Durante a entrega, que ocorreu no pátio da Secretaria da Saúde (Sesab), em Salvador, o governador informou que, atualmente, 269 municípios são atendidos pelo Samu na Bahia. “Temos uma cobertura de 80% da população e vamos ampliar essa oferta de serviço. Nossa ideia é que os consórcios municipais de saúde também possam fazer a gestão do Samu Regional e com isso nós vamos aumentar a capilaridade e a eficiência do serviço, ao mesmo tempo em que reduzimos o custo de operação”, explicou.

 Para o secretário da Saúde de Ilhéus, José Antônio Ocké, que recebeu o equipamento, o Samu é imprescindível para qualquer comunidade. “O serviço de Ilhéus, que tem 180 mil habitantes, é regional, atendendo a diversos municípios, desde Valença. Então será uma grande população assistida pelo Samu e nós temos certeza de que a demanda vai ser atendida por esta nova ambulância”. 

Unidades avançadas

 O motorista de ambulância Dalmo Taquari, de Lauro de Freitas, trabalha todos os dias salvando vidas. Ele, que dirigirá o novo veículo, aprovou o equipamento “Esta ambulância agrega novas tecnologias, como o GPS, facilitando para que a regulação conduza as ocorrências. E o equipamento é uma unidade avançada, que atende ocorrências de maior complexidade, com necessidade de intervenção médica. Em Lauro de Freitas temos uma cobertura muito grande e esta ambulância vai melhorar o atendimento em um trauma, em uma ocorrência clínica”.

 Dalmo explica que o motorista do Samu é classificado como condutor socorrista, treinado para atender trauma, politrauma, ressucitamento cárdiorrespiratório e afirma que a adrenalina é constante. “São inúmeras ocorrências, inclusive em problemas psiquátricos. Há casos em que é necessária uma intervenção rápida e com este novo equipamento tudo vai ficar mais fácil”.

 Sobre o Samu

 O Samu é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o serviço, o governo está salvando mais vidas e reduzindo o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O atendimento funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192.

Nenhum comentário: