Promover a divulgação de direitos dos trabalhadores, de noções de ética e, por meio desse trabalho educacional, contribuir para a conscientização dos cidadãos e para a democratização do Poder Judiciário. Com este objetivo foi aberto, na manhã desta quinta-feira, 1, no teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro, o I Seminário de Formação de Multiplicadores do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, evento que prossegue até esta sexta-feira, 2.
A iniciativa é da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (ANAMATRA 5) e da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). Na oportunidade foi firmado um convênio entre os órgãos visando a atuação junto às escolas de Ensino Fundamental, nível médio, Escolas de Jovens e Adultos, cursos técnicos e profissionalizantes. A solenidade de abertura foi acompanhada pela secretária de Educação, Jayana Ribeiro.
Os professores da rede municipal de ensino, que estão participando do Seminário, atuarão como multiplicadores de informação. Durante os dois dias do evento serão ministradas várias palestras, além da realização de oficinas pedagógicas e distribuição de cartilhas em quadrinhos elaboradas pela ANAMATRA com o objetivo de difundir informações básicas sobre o Direito do Trabalho e funcionamento da Justiça do Trabalho a estudantes e trabalhadores.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou que a iniciativa visa proporcionar uma visão mais ampla em relação a assuntos muito importantes para a população. “Um evento como esse merece todo o apoio do Poder Público Municipal. Quero parabenizar essa iniciativa, desejar que esse encontro resulte em conhecimentos e que os participantes possam levar adiante esse aprendizado”, salientou.
A juíza titular do TRT-5, Dorotéia Azevedo, observou a importância da parceria com o Município. “Após essa primeira etapa, que é o Seminário, vamos acompanhar a execução nas escolas municipais, pois o objetivo é proporcionar o conhecimento dos direitos, que é indispensável ao exercício da cidadania”, pontuou.
A juíza Andréa Presas ressaltou a relevância do compromisso assumido pelos professores. “Vale destacar o papel da Secretaria Municipal de Educação por acreditar no programa e reunir esforços para implementá-lo, bem como as professoras e professores, por assumirem mais esse compromisso com a educação do país, único meio efetivo de transformação social”, declarou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário