quarta-feira, 20 de abril de 2016

Detran abre novas turmas nos cursos de habilitação e capacitação

A próxima segunda-feira (25) será um dia marcante para pessoas de baixa renda de Salvador e Alagoinhas, no nordeste baiano, selecionadas no projeto do Governo do Estado que oferece a primeira carteira de motorista, com o custo apenas do laudo, no valor de R$ 158. A Escola Pública do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) dá início a cinco novas turmas do curso de habilitação categoria B (carros), na capital baiana, onde serão preparados 175 candidatos. Na cidade de Alagoinhas, será aberta a primeira turma, com 35 alunos.

 Os candidatos receberam fardamento e material didático para 45 horas de aulas teóricas e 25 horas de exames práticos. “Temos a preocupação em formar condutores qualificados, que possam sair daqui em plenas condições de enfrentar a complexidade do trânsito de hoje. O sonho de dirigir deve vir acompanhado da consciência para o cumprimento das leis”, disse a diretora da escola, Ilnara Menezes.

 O diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, ressaltou a importância dos investimentos em educação para colocar nas vias condutores mais responsáveis e, consequentemente, reduzir o número de acidentes. “Encontramos a Escola de Trânsito desativada e, em pouco mais de um ano, ela está nesse ritmo intenso de atividades, preparando futuros motoristas e qualificando profissionais do trânsito. Em breve, vamos abrir o curso de direção na categoria A (motos), por causa da exigência de habilitação para pilotar ‘cinquentinhas’, que começa a valer em junho”, relatou.

 Capacitação 

 Ainda na próxima segunda-feira, a Escola Pública do Detran abre novas turmas do curso de capacitação em dois municípios da Região Metropolitana de Salvador. Em Camaçari, serão beneficiados 35 mototaxistas, com 30 horas de aulas sobre direção defensiva e relações interpessoais. Na cidade de Candeias, 40 agentes municipais de trânsito terão 120 horas de capacitação, tratando de abordagens, autos de infração e situações de emergência. “São categorias profissionais que estão em contato diário com o trânsito e precisam se aperfeiçoar, tanto na questão da legislação, como na relação com o público”, afirmou o instrutor Ednei Rios.

Nenhum comentário: