terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Bairro da Queimadinha ganhará UPA 24 Horas


Em fase de conclusão, as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Queimadinha receberam a visita do prefeito José Ronaldo de Carvalho, na manhã desta terça-feira, 17. A nova UPA se caracterizará pelo atendimento de saúde de complexidade intermediária, situado entre a Atenção Primária à Saúde e a Rede Hospitalar. Dotada de 14 leitos, tem capacidade para prestar atendimento a 300 pacientes/dia.

 A unidade, que funcionará durante 24 horas, compõe uma rede organizada de atenção às urgências, também em conjunto com a Atenção Primária à Saúde e a Rede Hospitalar. De acordo com a enfermeira Michelle Teixeira, da Supervisão Geral das Policlínicas, uma das competências da unidade de saúde “é prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, e aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial”.

 Segundo a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, apesar da sua complexidade, prevista para fazer a cobertura de 200 mil habitantes, a UPA não pode ser confundida como um hospital. “Atenderemos a exames de Raios X, serviços laboratoriais e pronto atendimento. Não se trata de uma internação hospitalar. Estabiliza-se o paciente, de modo a definir, em todos os casos, a necessidade ou não de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade”, ponderou.

 O prefeito José Ronaldo também esteve acompanhado dos secretários Justiniano França, dos Serviços Públicos; José Pinheiro, Desenvolvimento Urbano; e Edson Felloni, Cultura, Esporte e Lazer.

Nenhum comentário: